Empresas de qualquer modalidade, entre elas as optantes pelo Simples Nacional, precisam fornecer, mensalmente, os documentos necessários para seu contador, mantendo tudo organizado em pastas e estabelecendo um dia fixo de remessa mensal ou quinzenal de todas essas informações.
Mas afinal, quais documentos estamos falando quando se trata de uma empresa optante pelo Simples Nacional? A resposta é o que você encontra nesse artigo.
O primeiro passo receber mensalmente da empresa os documentos necessários para o cálculo dos impostos mensais, o DAS (sigla para Documento de Arrecadação Simplificada). Nesse caso, todos os tributos são unificados e pagos por meio de uma única guia. Para o cálculo do valor exato, é preciso observar o seguinte:
- Todas as notas fiscais que tenham sido emitidas no mês;
- No caso das empresas de serviço, é preciso ainda informar se houve algum tipo de retenção em cada uma das notas fiscais.
Esse é o básico que se aplica mesmo àquelas empresas que têm apenas um ou dois funcionários, no caso os proprietários. É bastante comum que os empreendedores em início de carreira não saibam dessa obrigação e deixem passar prazos. Quando procuram o contador, já é tarde demais e aí há a incidência de multas por eventuais atrasos. O vencimento da DAS geralmente é no dia 20 do mês seguinte à apuração.
A empresa tem funcionários?
Já para aqueles que têm funcionários ou mesmo para aqueles que têm um pró-labore definido, é preciso ficar atento a outros documentos que precisam ser enviados mensalmente:
- Dados relacionados a horas extras, faltas, atestados médicos e adiantamentos;
- Rescisões contratuais e alterações de salário ou cargo dos funcionários;
- Informações relacionadas à retirada mensal de valores (pró-labore).
Por fim, em diversas ocasiões, a empresa pode precisar preparar um balanço patrimonial. Aí, a lista de documentos aumenta e é necessário que a empresa tenha um controle maior sobre os pagamentos e recebimentos.
Confira uma lista simples de quais documentos pedir:
- Notas fiscais e cupons relacionados a despesas operacionais;
- Cópia dos comprovantes de pagamentos de impostos e encargos;
- Extratos bancários, comprovantes de aplicações financeiras e faturas de cartão de crédito;
- Documento de controle de caixa da empresa;
- Relatórios informando as obrigações de pagamentos e recebimentos junto aos fornecedores;
- Cópias de comprovantes de pagamentos de empréstimos, de financiamentos e de leasing.
Fonte: IOB
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