Após a determinação da missão, visão e valores e tendo definido o objetivo estratégico, podem ser levantados os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças, para que a empresa possa desenvolver ações que levem à concretização do objetivo estratégico estabelecido.
Naturalmente, a validade dessas informações depende de sua autenticidade, por isso devem ser levantadas em maior número possível e com absoluta honestidade, definidas e listadas com a razão e não com a emoção. Não devem ser superdimensionados os pontos positivos nem subestimados ou camuflados os pontos negativos, pois essa análise é uma oportunidade para a empresa preparar ações que permitam atingir as suas metas. O Quadro 6.1 resume a análise Swot: Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats, ou seja, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Tanto as variáveis externas que não estão sob controle da empresa como as variáveis internas que estão sob seu controle devem ser objetos de monitoramento constante, evitando o desalinhamento das ações em curso para atingir as metas.
A falta de atenção a esses aspectos pode ensejar que se continue com ações que já não são capazes de levar aos objetivos traçados, em função de mudanças que ocorreram e que ainda não foram identificadas ou não foram levadas em conta para o estabelecimento de novas direções.
Fonte: Gennegociosegestao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário