Dois mil e treze é o ano da
contabilidade no Brasil. Trata-se de um marco para a classe contábil.
Nos últimos anos, a contabilidade passou por avanços nas normas,
buscando desenvolver cada vez mais as empresas com maior transparência. O
ano da contabilidade no Brasil é uma campanha do Conselho Federal da
Contabilidade(CFC).
É um momento oportuno para as
pequenas e médias empresas (PMEs), que ainda precisam de melhorias
quanto à sua gestão, olharem com mais atenção a contabilidade e
reconhecer a importância do contador em sua vida empresarial. As
informações contábeis não se prestam apenas a atender as demandas do
fisco. Elas vão muito além disso, têm papel crucial na gestão dos
negócios, podendo fazer a diferença.
A correta gestão da contabilidade
proporciona total tranquilidade para que as empresas trabalhem dedicadas
ao planejamento, desenvolvimento e sucesso de seus negócios, sem
qualquer risco de não estarem cumprindo seus compromissos legais com o
fisco
Além disso, nos últimos anos, novas
leis e medidas começaram a vigorar no Brasil. A modernização da Lei das
SA e a convergência do país às normas internacionais. Muitos pequenos e
médios empresários, infelizmente, estão à margem dessas mudanças e
desconhecem as implicações que isso pode ter na administração do seu
negócio, ou mesmo no recolhimento de impostos, arcando com um valor
maior do que deveria.
A partir do momento em que o
empresário está ciente dos custos reais que seu negócio tem, é possível
definir como fica o seu orçamento, seu estoque, estrutura física
necessária para isso, a operação de vendas, entre outros diversos
aspectos.
Considerando as obrigações fiscais e
os outros custos é possível projetar o preço a ser cobrado pelos
produtos e serviços para que não ocorra problemas na hora de honrar os
compromissos. Sabemos que quem define o preço é o consumidor, portanto
quanto mais gestão eu faço, menos imprevisibilidade eu tenho nos meus
negócios.
O trabalho do contador é fundamental
em todo esse processo, ajudando as empresas a se manterem organizadas e
preparadas, garantindo, assim, um crescimento sustentável.
A campanha do CFC, cujo objetivo é
informar sobre os serviços prestados pelos profissionais contábeis,
certamente jogará luzes sobre a contabilidade e o contador, resgatando
sua importância na sociedade, algo que em países desenvolvidos, esta
importância é notória.
por Geuma Nascimento*
Fonte: Jornal Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário