Critérios de avaliação do valor da empresa
As duas informações mais importantes produzidas pela contabilidade para uma empresa em condições normais de operação são o valor do lucro anual e o valor da empresa.
A base conceitual ainda prevalecente nos princípios contábeis é o custo como base de valor. Exceto em algumas situações bem definidas (instrumentos financeiros para negociação ou venda, ativos biológicos, propriedades para investimento) o valor justo ou valor de mercado só é utilizado para reduzir o valor dos ativos (estoques, imobilizados, investimentos).
Desta maneira os conceitos de mensuração a valor de mercado não são aplicados regularmente para todos os ativos da empresa.
Em linhas gerais, podemos dizer, então, que a contabilidade financeira apresenta o valor da empresa, fundamentalmente, pelo custo.
Porém, qualquer empresário, por mais humilde que seja, não tem essa visão de valor. Para qualquer um, o que prevalece em termos de valor de alguma coisa é o valor de mercado. Assim, como exemplo, um empresário comum não pensa que um imóvel seu, adquirido, digamos por $ 200.000, mas que tenha um valor hoje de mercado de $ 500.000, deve constar no seu conjunto de riquezas pelo valor pago. Para qualquer pessoa comum, o conceito de valor é o valor de hoje, o valor de mercado, o valor presente. Assim, qualquer pessoa ou empresário diria que seu imóvel vale $ 500.000. Não importa para ele o quanto pagou; importa o quanto vale.
Assim, seria importante que a contabilidade também apresentasse um balanço patrimonial a valor de mercado, mensurando todos os elementos patrimoniais individualmente, também a preços de mercado, conforme mostra a Tabela 1.
Para a contabilidade tradicional, o valor da empresa é medido pelo valor do patrimônio líquido. Em termos contábeis, neste exemplo, o valor da empresa, medido pelas práticas de contabilidade, seria de $ 6.097.
Remensurando todos os elementos patrimoniais a preços atuais de mercado, o valor das diferenças entre o valor de mercado e o valor contábil seria adicionado ao patrimônio líquido, na rubrica Lucros Acumulados, por diferença.
No nosso exemplo, o valor da empresa, a preços de mercado, seria de $ 11.700.
Valor econômico
Outrossim, numa negociação de compra e venda de empresas, além do valor de mercado, os possíveis investidores tem que inferir o futuro da empresa. Nenhum investidor compra a empresa pelo seu passado; qualquer investidor compra a empresa pelo seu futuro, e, eventualmente, pelo seu valor presente.
A metodologia mais utilizada para inferir o futuro da empresa em termos econômicos é o fluxo de caixa descontado. Projeta-se o fluxo de lucros para os próximos anos, transforma-o em fluxo de caixa, aplica-se a técnica do valor presente líquido, utilizando uma taxa de desconto (taxa de juros) que reflita o custo de capital dos investidores e traz esse fluxo a valor presente. O resultado será o valor da empresa (valuation). Este valor da empresa é denominado de valor econômico.
A Tabela 2 mostra um exemplo sintético de apuração do valor econômico da empresa. Considere que os fluxos futuros de benefícios é o fluxo de caixa nominal da empresa apurados para os próximos cinco anos. O valor residual está estimado em 70% do fluxo descontado do Ano 5, calculado em perpetuidade pelo custo de capital de 10% ao ano.
Goodwill gerado internamente
O goodwill gerado internamente emerge quando se apura o valor econômico da empresa e o confronta com o valor de mercado dos ativos e passivos avaliados individualmente. Representa um ativo intangível não identificado, fruto da capacidade da empresa de gerar lucros adicionais aos atuais. Pelas práticas contábeis brasileiras e internacionais, é proibido contabilizar o goodwill não adquirido, que é denominado de ágio por expectativa de rentabilidade futura gerado internamente.
Valor da empresa e o tempo
Desta maneira, podemos dizer que existem três tipos de mensuração que atribuem o valor da empresa: o valor contábil, o valor de mercado e o valor econômico.
Em termos de momento temporal, podemos afirmar que:
- O valor contábil representa o passado da empresa;
- O valor de mercado representa o presente da empresa;
- O valor econômico representa o futuro da empresa.
O valor contábil é importante porque ele permite demonstrar o retorno do investimento considerando os custos de aquisição do investimento. O valor de mercado é importante porque mostra os ganhos adicionais patrimoniais além do lucro contábil. O valor econômico é importante porque mostra a capacidade de geração de lucro do empreendimento.
Lucro da empresa e o tempo
Tendo como referência o valor da empresa e o aspecto temporal, podemos fazer a mesma afirmativa com relação a mensuração do lucro empresarial. Podemos identificar três tipos de mensuração do lucro: o lucro contábil, o lucro de mercado e o lucro econômico.
O lucro contábil é decorrente das receitas e despesas realizadas no exercício passado:
Lucro Contábil = Receitas – Despesas
O lucro de mercado é o lucro contábil adicionado do valor adicional da avaliação a preços de mercado dos ativos e passivos, sobre o valor contábil:
Lucro de Mercado = Lucro Contábil + (Valor de Mercado (-) Valor Contábil)
O lucro econômico é o lucro de mercado adicionado do goodwill gerado internamente menos o custo de capital utilizado para o desconto dos fluxos futuros aplicado sobre o patrimônio líquido inicial a preços de mercado.
Lucro Econômico = Lucro de Mercado (+/-) Goodwill – Custo de Capital sobre o Patrimônio Líquido Inicial
Desta maneira, para fazermos a congruência dos três tipos de lucro, os elementos a serem considerados seriam os seguintes:
Receitas
(-) Despesas
= Lucro Contábil
(+) Excesso de valor de mercado sobre valor contábil
= Lucro de Mercado
(-) Custo de capital sobre o patrimônio líquido a preços demercado
(+/-) Goodwill gerado internamente
= Lucro Econômico
Balanço Patrimonial em Três Colunas
Nossa proposta é que as demonstrações contábeis sejam apresentadas considerando os três critérios de avaliação de empresa e do lucro. Assim, entendemos que atende a necessidade de todos os interessados, sejam eles o governo, o fisco, a sociedade, os investidores, os analistas de investimentos etc.
Há a colocação crítica de que o valor econômico é muito subjetivo. Não há dúvida disso. Contudo, as empresas são negociadas por esse critério, ou seja, o investidor, no momento mais importante de tomada de decisão, toma como referência o cálculo cheio de subjetividades. Mas assim é que os negócios são feitos.
Por outro lado, o fato de a própria administração da empresa fazer a mensuração a preços de mercado, e, também, a mensuração do seu valor econômico, diminui bastante o grau de subjetividade, porque, sem dúvida nenhuma, quem mais dispõe de informações sobre a empresa é sua administração.
Não queremos substituir a mensuração do lucro contábil nem o valor do patrimônio líquido pelas práticas de contabilidade, porque o conjunto de informações existentes nessas demonstrações é de extrema relevância e validade. Apenas propomos duas novas maneiras de se avaliar um empreendimento.
Também poderá ser argumentado que isso pode trazer confusão para os interessados nas demonstrações contábeis. Entendemos que não, uma vez que as práticas contábeis hoje utilizadas são extremamente complexas, e as demonstrações contábeis hoje só conseguem ser analisadas adequadamente por quem tem um mínimo de conhecimento das regras contábeis.
A Tabela 2 mostra nossa proposta. Os aspectos principais são os seguintes:
Valor de Mercado: contempla os ativos e passivos atualizados individualmente a preços de mercado. No Patrimônio Líquido, é adicionado uma rubrica denominada de Resultado adicional de Mercado, para concluir as contrapartidas das diferenças de valor dos ativos e passivos em relação ao valor contábil.
Valor Econômico: mantém os ativos e passivos avaliados individualmente a preços de mercado e no ativo intangível adiciona-se a mensuração do goodwill não adquirido.
No Patrimônio Líquido, desdobra-se o valor do goodwill entre o valor do custo de capital sobre o patrimônio líquido a preços de mercado, pela taxa utilizada (no nosso exemplo, $ 11.700.000 x 10% =$ 1.170.000), e o lucro econômico, aquele que excede ao valor do custo de capital. Com isso, inclui-se na mensuração do valor da empresa o conceito de EVA – Economic Value Added, recomendado por qualquer analista de investimento.
Demonstração do Resultado em Três Colunas
A demonstração do resultado a preços de mercado pode ser expandida, como sugere o exemplo, atualizando também a preços de reposição todos os itens de despesa e receita constantes do valor contábil.
Nesse caso, o lucro contábil passa de $ 297 para $ 312, uma diferença de $ 15. Essa diferença, mais o lucro diferencial de mercado de $ 5.588, resulta em $ 5.603, que é o valor evidenciado no patrimônio líquido.
Na coluna valor econômico, acrescenta-se o goodwill não adquirido pelo seu total, e em seguida, reduz-se o lucro do custo de oportunidade de capital, para fazer a congruência final entre os três critérios de mensuração.
Considerações finais
Esta é uma proposta de apresentação dentro de um formato inicial e considerando a apresentação dos conceitos conforme nosso entendimento. Entendemos que com mais contribuições de especialistas, ela poderá ser melhorada expressivamente, e, com isso, dar mais responsabilidade aos profissionais de contabilidade, ao mesmo tempo que faz a integração com o modo de pensar dos empresários e investidores.
Por Clóvis Luis Padoveze
Fonte: Essência Sobre a Forma
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