sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A crise da liderança é tão grave quanto a crise econômica

Há muitos anos lido com programas avançados de treinamento e desenvolvimento para líderes. É muito nítida a diferença entre um líder de verdade e um gestor despreparado que causa estragos por onde passa. Uma pessoa com poder, porém, sem preparo para liderar, é como um furacão: só deixa destroços. A crise da liderança é tão grave quanto a crise econômica.

Um dos maiores vilões que travam o crescimento do Brasil e, consequentemente, a nossa própria prosperidade, é o despreparo das lideranças, que decidem mal, gerenciam sem compromisso de resultados, negligenciam metas e não aplicam estratégias modernas.

Uma parcela dos gestores que ocupam cargos estratégicos em nosso país com o desafio de conduzir pessoas e projetos para o sucesso não possuem preparação específica para liderança de alta performance, ocasionando perda de resultados, frustração generalizada e grandes equívocos na condução da sociedade. Isso se observa tanto na iniciativa privada quanto em instituições públicas.

Muitos gestores, por focarem suas competências em persuadir e entreter as pessoas, não se prepararam adequadamente para migrar da posição de “comunicadores” para líderes. Comunicar é um dos ingredientes para a liderança, contudo, não é a substituição da mesma. Liderar é um compromisso mais complexo que exige a aplicação de inúmeras estratégias, valores pessoais e coletivos elevados.

Relacionei para você 7 condições para que um gestor seja considerado realmente um líder focado na prosperidade das pessoas:

  1. O Líder toma decisões que buscam o alcance de metas coletivas e não individuais;
  2. O Líder não mente para as pessoas aceitarem suas ideias, pois argumenta com fatos e dados, demonstrando tecnicamente quais são os benefícios do seu projeto;
  3. Liderar não é sinônimo de empurrar goela abaixo ordens, mas sim conduzir pessoas para as melhores opções;
  4. O Líder, diferentemente do “falso líder”, não procrastina em anunciar más notícias para preservar a si mesmo, ficando “bem na foto”;
  5. O Líder de verdade fornece o feedback sincero sobre o que está ocorrendo, mesmo em situação adversa, oferendo assim chances para o outro melhorar e criar alternativas;
  6. O Líder não precisa bater no peito e afirmar “quem manda aqui sou eu”, aproveitando o poder do seu cargo;
  7. O verdadeiro líder utiliza estratégias para liderar ao mesmo tempo em que demonstra ter um bom coração, sendo justo com as pessoas.

Você deve ter percebido que liderança é algo nobre e sensível, por isso precisa ser exercida por pessoas preparadas e selecionadas.

Depois de muitos anos de pesquisa, apresentei no meu livro Triunfo da Liderança que o verdadeiro líder comanda, conduz, influencia e inspira pessoas sempre para o melhor caminho, gerando benefícios mútuos, isto é, as pessoas se tornam mais bem-sucedidas, a sociedade prospera e o próprio líder, ao chegar nesse estágio, se transforma num grande indutor do progresso. Você também pode saber mais sobre o assunto com meu livro Gestão de Relacionamento & Customer Experience, do GEN | Atlas.

Pense nas empresas mais bem-sucedidas que você conhece, confia e admira. Tenha certeza que ali os líderes são treinados com metodologia moderna, exigidos, avaliados e incentivados a cumprir metas, gerar resultados e proporcionar crescimento para sua equipe e para sociedade. Os Líderes profissionais de alta performance cooperaram com as pessoas com ética e sem usar artifícios duvidosos, permitindo que alcancem melhores patamares de informação, educação e qualidade de vida.

Portanto, não adianta resolver os problemas do nosso país apenas com estímulos econômicos, pois a parte mais estruturante e urgente do Brasil é feita de pessoas. Investir nos líderes apropriados e praticar a liderança de alta performance é a bola da vez e poderá irradiar prosperidade para milhões de brasileiros.

Desejo que o artigo seja útil para o seu sucesso pessoal e profissional. Nunca se esqueça de que nada se constrói sem conhecimento sólido guiado pelo domínio de métodos estruturados.

Boa sorte!

ROBERTO MADRUGA
Referência nacional como Consultor, Coach, Palestrante e Escritor premiado, reconhecido por sua multidisciplinaridade, experiência prática e criação de métodos estruturados com foco em resultados. Mestre em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Educação, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade, Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes, Coach Executivo e Coach de Carreira certificado pela ICI – International Association of Coaching Institute. Professor dos MBAs da FGV, PUC, UFRJ e IBMEC. Diretor de Consultoria e Educacional da ConQuist com projetos desenvolvidos para mais de 200 empresas no Brasil e exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário