quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Você quer estar no passado ou no presente de seu cliente?

Em tempos de contabilidade consultiva, não dá pra ficar vivendo no passado do seu cliente, só olhando o que aconteceu meses atrás. Quero compartilhar com você uma das minhas regras de ouro, que aplico todos os dias.

Anda na moda falar sobre contabilidade consultiva, contabilidade digital e tudo mais, né? Eu acho ótimo, porque de certa forma ajuda muito a fomentar nossa profissão. Cada vez mais pessoas estão querendo saber o que são essas coisas e, consequentemente, surgem mais oportunidades de prestar um serviço realmente diferenciado para os clientes que tem essa demanda… saibam eles ou não.

Isso porque tem cliente que não sabe que tem essa demanda. São aqueles empresários que não estão estruturados, que não aprenderam tudo que podem ter de informação interessante com seus contadores. Nesse caso, há muito espaço para ensinar o empresário e fazê-lo crescer.

Quando trabalhamos com serviços de alto nível, com muito valor agregado, é necessário educar. Alguns chamam isso de “qualificar” seu mercado. O fato é que toda empresa precisa de muito do que temos a oferecer, mas alguns ainda não sabem, outros sabem e procrastinam… e uma pequena fatia sabe e também sabe que precisa pra agora.

Você está preparado?
Do mesmo jeito, tem contador que não está preparado para prestar consultoria, para orientar e acompanhar. Nesse caso, não adianta inventar firulas, falar bonito e colocar essas expressões da moda no site. Pior do que ficar para trás numa nova onda, é vender e não conseguir entregar.

Caso seja do interesse desse profissional, ele primeiro precisa criar uma base sólida, um bom fundamento. Como eu sempre digo, para avançar mais, precisamos revisar o básico. A partir disso, é possível incrementar. Ninguém dá mortal pra trás antes de aprender a andar.

Em tempo: não tem nada de errado em não querer entrar nessa onda. É uma questão de posicionamento e ser consistente com ele, ou seja… estratégia definida.

Saia do passado
Mas se você quer aproveitar essa onda e elevar o padrão do seu serviço contábil, note que prestar consultoria, orientar e acompanhar dependem que você esteja no presente, não no passado do cliente. Mais do que isso, você precisa estar no presente e no futuro do seu cliente. Observando o que aconteceu para dar informações úteis para decidir o presente e apontar os caminhos futuros. Com isso, nós conseguimos ajudar o cliente a aumentar seu lucro, fazer prosperar sua empresa… e clientes prósperos costumam render ótimos honorários para a contabilidade, certo?

Isso serve para planejamento societário e tributário, análise financeira, definição de orçamentos e tantas outras coisas. Aliás, se você quiser ouvir uma história muito legal de um empreendedor contábil que se mantém no presente do seu cliente, eu conto no podcast do Contabilidade Sem Mimimi que está logo aqui embaixo: a história do contador Fernando Castro, da Organização Contábil Castro , de MG. Mas, mais uma vez: nada disso é possível se você está preso olhando só o passado. Seis meses, um ano, dois anos… só apurando imposto do que já foi, só fechando livro pra cumprir tabela.

E aí? Você quer estar no passado ou no presente do seu cliente?
Isso serve para qualquer segmento, claro. Mas agora imagine você aplicar esse posicionamento mais avançado num segmento que movimenta bilhões de reais por ano, que exige conhecimento especializado, super carente de serviços qualificados e de baixíssima concorrência no mercado contábil. Eu estou falando da área imobiliária e da construção civil. Tá afim?

por Caio Melo

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