Diminuir o uso do papel, otimizar tempo e concentrar a gestão de documentos e processos administrativos no mesmo ambiente virtual. Essa é a proposta do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) pretende implantar até o final do ano.
Cedido gratuitamente para instituições públicas, o SEI - cedido pelo Ministério do Planejamento e desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) - é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa.
O PEN é composto por três grandes ações. A primeira composta pelo SEI, e as outras duas são Barramento de Integração do SEI, que permite a tramitação de processos entre órgãos que utilizam o SEI ou outras soluções de processo eletrônico; e o Protocolo Integrado cujo principal objetivo é oferecer à sociedade um canal para consultas, além de serviços como o envio de informes sobre a movimentação de documentos, avulsos ou processos, via correio eletrônico (e-mail).
O SEI já está implantado em mais de 60 órgãos públicos e está em fase de implantação em 48. De acordo com o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, “com a adesão ao Sistema, espera-se a eliminação ou a redução drástica do uso do papel nas rotinas administrativas do CFC, a otimização dos trabalhos, a melhoria na transparência com disponibilização em tempo real dos documentos públicos produzidos pelo CFC”, pontua Martonio.
Um Acordo de Cooperação Técnica está previsto para ser assinado entre o CFC e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão no próximo mês e a implantação e funcionamento do SEI, no Conselho Federal de Contabilidade em 180 dias após a assinatura acordo de cooperação técnica.
Fonte: CFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário