quinta-feira, 10 de maio de 2018

O perfil de um bom profissional

A conquista de oportunidade profissional remete-nos à seguinte pergunta: “qual o melhor caminho a seguir?”. Para a maioria das pessoas é grande a dificuldade da escolha profissional. Enfatizo, então, que aqueles que realizam atividades que lhes proporcionam satisfação e realização são mais bem-sucedidos e têm mais chances de se tornarem um bom profissional.

Entretanto, em alguns momentos somos direcionados por familiares, que influenciam direta ou indiretamente nossa escolha ou, em contrapartida, acabamos “pegando o que vier”, alegando ser uma necessidade do momento e se não aproveitar a oportunidade jamais teremos outra igual.

-Muitas vezes, sentimo-nos perdidos quando nos deparamos com os seguintes questionamentos:

-Qual profissão devo escolher?

-Gosto dessa profissão, mas será que ela me dará dinheiro?

-Sei que essa profissão é rentável, mas não gosto das suas atividades. O que fazer?

-Será que vale a pena investir em estudo e cursos complementares?

-O que preciso fazer para ser um profissional de sucesso?

Este artigo elencará os principais itens de importância para conquistar lugar de destaque e conseguir “ser um profissional de sucesso”!

Como sempre digo, “querer é poder, desde que se faça por merecer”; precisamos direcionar nossos esforços para concretizar nossas escolhas. Alguns de vocês nesse momento podem achar que estas palavras demonstram um otimismo muito grande, ou que somente podem realizar a conquista profissional aqueles que possuem situação financeira confortável. Grande engano dos que pensam assim!

Então, preste muita atenção nas dicas que passo a seguir. Sempre digo que, se bem trabalhadas diariamente, você obterá o sucesso que tanto deseja e se surpreenderá com os resultados.

Com a colaboração de gestores, minha experiência profissional e conversas com profissionais de várias empresas de segmentos distintos, onde realizei atividades como consultor, além da leitura de livros que abordam esse tema, elaborei uma lista que contempla os principais tópicos do perfil profissional que as empresas contratam, onde se destacam as  seguintes características:

-Capacidade de interagir com os mais variados níveis hierárquicos das organizações

-Formação profissional e cursos de especialização na área que deseja atuar;

-Saber trabalhar em equipe;

-Possuir pró-atividade, não esperando que seja cobrado pelas suas tarefas e multifuncional, adaptando-se a outras funções correlatas sempre que necessário;

-Vontade de aprender e crescer, responsabilidade e principalmente cumplicidade com o trabalho e com a organização, fidelidade não à chefia, e sim à empresa e seus objetivos;

-Conhecimento de informática (pacote Office: Word, Excel e Power Point);

-Possuir resiliência para ser capaz de vencer as dificuldades, os obstáculos, por mais fortes e traumáticos que sejam;

-Possuir inteligência emocional para reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles;

-E, o principal, estabelecer metas que o ajudem a saber aonde deseja chegar, sempre respeitando o próximo e a si mesmo.

A conquista do seu espaço profissional depende exclusivamente de você e de seu comportamento na busca dele. Acreditar e preparar-se para esse  momento vão conduzir você ao sucesso. Compartilhe as alegrias, dúvidas, inseguranças, angústias com as pessoas que realmente amam você.

Não deixe que pessoas que não o conheçam plenamente digam  coisas sobre você, que muitas vezes não são reais; daí a importância de acreditar em si mesmo.  Lembre-se: “só é duradouro aquilo que se renova todos os dias”; coloque em prática os tópicos destacados neste texto e estará no caminho certo para conquistar o sucesso profissional que deseja.

Para quem tiver interesse em buscar mais informações sobre carreira, apresento em meu livro Logística Empresarial uma perspectiva sobre carreira, para profissionais da área de logística, ressaltando a importância do processo de coaching, e destacando as etapas para a construção de um projeto profissional, que levarão o leitor ao sucesso e à realização de seus objetivos.

AMARILDO DE SOUZA NOGUEIRA
Consultor empresarial, Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Business and Management International Professional pela University of California (Irvine – EUA). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa pela FGV. É Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) e tem formação em Coaching Integrado Internacional pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Professor de cursos de graduação e MBA nas áreas de logística, administração e gestão de pessoas.

Fonte: Revista Raça

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