terça-feira, 22 de maio de 2018

Motivação, um santo remédio

As adversidades vividas neste mundo, com extrema competitividade, fazem-nos, em alguns momentos, desenvolver estresse e menos paciência, tratando determinada situação ou pessoa com olhares pontuais, e não com uma visão do todo. Nessa questão, a motivação é um ponto crucial a ser analisado.

A falta de inteligência emocional e resiliência, bem como a forma com que dirigimos nossas palavras, poderão nos afastar de nossos objetivos, pois nesse contexto estão envolvidas pessoas, que possuem sentimentos, desejos e necessidades, que, quando não atendidas, acabam se desestimulando e desmotivando outras.

Podemos dizer que vários fatores contribuem para o ser humano se sentir motivado e realizado, porém, para compreendermos melhor e de forma fundamentada, “o homem pleno e feliz que chega a ter sucesso e expressão como ser humano é aquele que desenvolve as quatro dimensões: a física, a intelectual, a emocional e a espiritual”.

Portanto, faz-se necessário analisar cada uma dessas características, a fim de compreender melhor o ser humano, mantendo sempre, evidentemente, a noção de interdependência entre elas e colocando-as em prática para que sejamos pessoas mais motivadas em tudo o que fazemos.

Vejamos cada característica com mais detalhes:

Física: a condição física do homem é um fator que deve ser considerado desde o início de sua sociabilização, já na escola, prolongado durante toda a sua existência, como forma de garantir o bem-estar físico e uma vida saudável. Contudo, não se trata apenas externamente, a aparência física, mas também internamente. Então, mantenha uma vida saudável com boa alimentação e exercícios físicos.

Intelectual: a aptidão intelectual é a capacidade e a disposição das pessoas de resolver problemas, de criar novas maneiras de fazer as coisas, de inovar, de aprender, de se especializar, de adquirir novos conhecimentos. Quando a pessoa se prepara intelectualmente para realizar de forma profissional suas atividades, ela ganha em dois pontos de importância, profissional e pessoal.

Emocional: trata-se de nosso sentimento que altera o comportamento normal de um ser. Nesse contexto, a inteligência emocional nada mais é do que o controle das emoções, que se torna um grande aliado para lidarmos melhor com elas. No entanto, esse controle não significa não senti-las, tampouco que seja uma tarefa da organização. As emoções devem ser controladas a fim de que possam ser utilizadas de forma produtiva. Quem utiliza de inteligência emocional e aplica-a em seu dia a dia consegue melhores resultados e obtém maior sucesso em tudo o que faz.

Espiritual: ligada a valores, é intrínseca à nossa vida. Proporciona uma reflexão sobre esses valores e é responsável pela condução de nossas vidas. Ela tem a ver com cada fase da vida, propiciando uma reflexão e direcionamento de nossas ações. É uma orientação que o ser humano propõe para sua vida, que o faz buscar respostas num plano mais avançado do que o racional: o plano espiritual. O espiritual dá-nos forças para acreditar que tudo podemos e merecemos. Traz-nos uma paz interior que permite atravessarmos qualquer momento de nossas vidas, sejam bons ou ruins.

Colocar em prática essas dimensões possibilita-nos uma vida com mais motivação. Então, analise e reflita como você está hoje com relação a sua motivação em tudo o que faz, dando um novo rumo para sua vida!

Para quem tiver interesse em buscar mais informações sobre motivação, apresento em meu livro Logística Empresarial uma perspectiva sobre carreira, para profissionais da área de logística, ressaltando a importância do processo de coaching, e destacando as etapas para a construção de um projeto profissional, que levarão o leitor ao sucesso e à realização de seus objetivos.

AMARILDO DE SOUZA NOGUEIRA
Consultor empresarial, Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Business and Management International Professional pela University of California (Irvine – EUA). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa pela FGV. É Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) e tem formação em Coaching Integrado Internacional pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Professor de cursos de graduação e MBA nas áreas de logística, administração e gestão de pessoas.

Fonte: Revista Raça

Nenhum comentário:

Postar um comentário