O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou o a NBC CTR 03, cujo objetivo é orientar os auditores independentes na emissão de relatórios de revisão sobre as Informações Trimestrais (ITR) elaboradas por entidades de incorporação imobiliária registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para os trimestres do exercício de 2018.
A orientação é necessária dado o andamento das discussões sobre o impacto da NBC TG 47 - Receita de Contrato com Cliente nas demonstrações contábeis das entidades de incorporação imobiliária.
a) os auditores devem assegurar que o relatório de revisão esteja consistente com as representações da administração, incluindo a declaração sobre a base de elaboração em notas explicativas;
b) o comunicado aplica-se somente para as entidades que elaborem suas ITR de acordo com a base de elaboração descrita anteriormente, e não deve ser utilizado em outros cenários.
No mais, o referido comunicado é aplicável para os trimestres findos em 2018, pois está condicionada à conclusão das discussões no CPC e pelos órgãos reguladores relevantes, incluindo CVM e CFC, sobre a manutenção, ou não, do reconhecimento de receita ao longo do tempo para determinados contratos de incorporação imobiliária no Brasil e eventual revisão, manutenção, ou não, do CTG 04. Por esse motivo, espera-se que este comunicado seja revisado ou revogado em consequência dessas conclusões esperadas ao longo deste exercício.
(Norma Brasileira de Contabilidade - NBC CTR 03 - DOU 1 de 25.05.2018)
Fonte: Editorial IOB
Nenhum comentário:
Postar um comentário