O Conselho Federal de Contabilidade, CFC, o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, CRCAL, e a Controladoria Geral do Estado de Alagoas, CGE, vão lançar o projeto Abraçando o Controle Social, no Talk Show Contabilizando Atitudes, Multiplicando Boas Práticas, que será realizado no dia 29/05, a partir das 8h30, no Hotel Best Western Premier, na Pajuçara, em Maceió. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site http://crcal.org.br/v4/?page_id=4364.
Após a abertura do evento e lançamento do Abraçando o Controle Social, será assinado o termo de cooperação do projeto. Em seguida, vai ser lançado o Primeiro Sistema Eletrônico da Ouvidoria do Estado de Alagoas. O evento conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, ABRACICON, da Fundação Brasileira de Contabilidade, FBC, do Conselho Nacional de Controle Interno, CONACI, do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União e da Escola de Contas do TCE-AL.
Sobre o projeto Abraçando o Controle Social
O projeto Abraçando o Controle Social tem como objetivo principal conscientizar profissionais da Contabilidade e gestores do controle interno das entidades públicas sobre o seu papel e a importância do funcionamento dos mecanismos de controle social disponibilizados pelo governo, a exemplo do Portal da Transparência. A ideia é que estes profissionais se tornem agentes multiplicadores de boas práticas, contribuindo com a gestão pública municipal, estadual e federal e, assim, com a sociedade, no acompanhamento dos serviços prestados e das contas públicas. O projeto, lançado em Maceió, terá uma agenda de ações e deverá servir de modelo para outras cidades e estados.
“Depois das descobertas feitas pela operação Lava-Jato, ninguém discute ou duvida da necessidade de fortalecimento dos mecanismos de controle no Brasil”, ressalta o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda. Segundo ele, o objetivo do projeto é conclamar a classe contábil para o engajamento ao aperfeiçoamento dos instrumentos de fiscalização da gestão pública.
“Quando nós falamos em abraçar o controle social, levantamos uma discussão maior que é poder cobrar dos gestores e só podemos fazer isso se também formarmos bons cidadãos. Queremos usar a força do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, PVCC, para desenvolver ações que terão o Profissional da Contabilidade como um multiplicador de conhecimento e de busca pela transparência. Nós queremos criar observatórios sociais, acompanhar as despesas públicas, sensibilizar os estudantes…. Não existe desenvolvimento social no país se a Contabilidade não estiver fortalecida. Então, nós somos peças primordiais em toda essa engrenagem”, afirmou a Controladora Geral do Estado, Maria Clara Cavalcante Bugarim.
“O CRCAL vem trabalhando com os Profissionais da Contabilidade no sentido de discutir e incentivar a nossa atuação pautada na ética e na transparência. O projeto Abraçando o Controle Social reforça essa preocupação do Conselho e o nosso compromisso na busca por uma categoria cada vez mais consciente do seu papel na sociedade”, enfatizou o Presidente do CRCAL, Paulo Braga.
Fonte: CFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário