segunda-feira, 21 de maio de 2018

Nova manufatura: 3 estratégias de crescimento de transformação digital para fabricantes

Quais as melhores estratégias de crescimento de transformação digital que uma empresa pode adotar nos dias de hoje? As alternativas são muitas e se você pesquisar na internet vai encontrar um número quase infinito de informações. O difícil é saber o que aplicar e quais são as maneiras de se fazer isso corretamente.

Uma pesquisa recente da Morar Consulting apontou que os negócios que mais crescem – e que crescem mais rapidamente – são aqueles que investem mais tempo em planejamento estratégico. O mesmo princípio pode ser utilizado para aquelas companhias que buscam usar os meios digitais para transformar o negócio.

Para isso, é preciso entender em qual contexto eles estão inseridos e, principalmente, de que maneira a tecnologia pode agregar valor ao negócio. Nesse artigo, trataremos sobre três estratégias de crescimento por meio da transformação digital que a sua empresa pode adotar hoje mesmo.

Estratégia 1: defina os objetivos de crescimento
Nem todas as empresas se encontram no mesmo patamar quando o assunto é tecnologia. Umas estão mais avançadas enquanto outras ainda engatinham com relação àquilo que está disponível. Além disso, mercados requerem estratégias diferentes, e isso também se aplica ao desenvolvimento tecnológico.

Estabeleça prioritariamente o que funciona hoje para o seu negócio, identifique quais pontos requerem atenção imediata e pesquise como a transformação digital pode agregar valor aos seus produtos. A McKinsey sugere ainda que os empresários se façam cinco perguntas e tomem as decisões com relação a transformação digital a partir das respostas.

  1. Como a transformação digital vai influenciar o meu segmento nos próximos cinco ou dez anos e que novos ecossistemas surgirão?
  2. Onde está o valor para a nossa empresa e como podemos maximizá-lo?
  3. O quão perto está a revolução para a minha empresa e onde devemos fazer investimentos em infraestrutura, segurança cibernética e parcerias?
  4. Quais novos recursos, habilidades e mentalidades a organização precisará? Como identificamos, recrutamos e retemos novos talentos?
  5. O que deve ser iniciado agora para começar a capturar valor?

Estratégia 2: invista em estratégia e tecnologia
Quando se trata de investir em novas tecnologias, não estamos falando apenas da simples modernização de uma fábrica apenas por ser essa uma tendência. É preciso entender o motivo de cada mudança e ter em mãos um planejamento que contemple quais serão os potenciais ganhos advindos dessas novidades.

Quando se trata das fábricas, entram em cena elementos como inteligência artificial, que possa facilitar a tomada de decisão em tempo real; Internet das Coisas, com sensores inteligentes programados para enviar alertas e respostas automáticas para o sistema; e a automatização da logística da cadeia de suprimentos.

Para o Aberdeen Group, os pilares principais da digitalização tecnológica são a IoT, a computação na nuvem e o uso de Big Data. Porém, para muitos fabricantes, as necessidades de transformação digital virão das demandas dos seus consumidores: a busca por uma experiência de consumo cada vez mais personalizada também é um fator que deve ser observado.

Estratégia 3: adicione valor ao negócio
Já mencionamos esse ponto de vista, mas ele precisa ser reforçado: não basta apenas investir em inovação digital. É preciso saber o real motivo de estar fazendo esse investimento. A nova tecnologia deve agregar valor ao seu negócio. E uma das maneiras de obter informações como essas é por meio da análise de dados.

Segundo o IDC, menos de 10% dos dados obtidos pelos fabricantes são utilizados efetivamente para a tomada de decisões. Portanto, investir em tecnologias que permitam não apenas a coleta de mais informações, mas também a análise desses dados pode ser o primeiro passo no sentido de proporcionar um planejamento estratégico mais eficiente.

Quanto mais elementos a sua empresa tiver no momento do planejamento, muito provavelmente mais assertivas serão as suas decisões. Em outras palavras, seja lá qual for o significado de “transformação digital” para o seu negócio, usar as ferramentas corretas fará toda a diferença e ajudará sua empresa a se tornar mais competitiva.

Fonte: Sage

Nenhum comentário:

Postar um comentário