quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Lógica Nebulosa: uma abordagem na Contabilometria para análise das demonstrações contábeis da Petrobras

A lógica clássica, ou booleana, se resume em provar se um determinado fato é verdadeiro ou falso, bom ou ruim. A Lógica Nebulosa, em meio a apenas duas respostas possíveis, trouxe a possibilidade de obter respostas alternativas para uma afirmativa, podendo ainda ponderar estes resultados e encontrar respostas mais concisas, baseadas em conhecimento humano entrelaçado com a matemática e a estatística. Esta pesquisa científica tem como propósito principal demonstrar uma forma de avaliação econômico-financeira da Petrobras, utilizando a Lógica Nebulosa aplicada na Contabilometria, com base em suas demonstrações contábeis dos últimos dez exercícios financeiros. Espera-se com os resultados da pesquisa verificar a viabilidade de se investir, ou não, em ações da empresa e com que grau de ponderação, além de servir como suporte à administração da empresa e como ferramenta para a tomada de decisões por parte de todos os usuários da Contabilidade. A metodologia utilizada contempla uma pesquisa de natureza descritiva e experimental, empregando o levantamento de dados na forma bibliográfica e documental. Conclui-se com os resultados da pesquisa que existe uma tendência negativa na análise econômico-financeira da Petrobras, sendo um investimento “ruim” adquirir ações da empresa.

Texto completo: Clique aqui

por  Luciano Gomes dos Reis, Universidade Estadual de Londrina Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina, é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá e doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2008). Possui pós-doutorado em Ciências Contábeis pela Furb e é professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis, atuando no curso de mestrado em Administração de Empresas e no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina. É coordenador do curso de Especialização em Contabilidade Financeira e Tributária e é docente de diversos cursos de pós-graduação. Tem experiência na área contábil, com ênfase em Contabilidade Societária, Gestão de Custos e Tópicos Contemporâneos de Contabilidade. É consultor ad hoc de diversos congressos e periódicos científicos e pesquisador atuante nas áreas de Contabilidade Societária, Processos de Mudança em Contabilidade Gerencial, Indicadores Contábeis, Relatórios de Sustentabilidadr e áreas afins.

Anderson Martins de Melo É graduado em Ciências Contábeis pela PUCPR e é mestrando Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial pela Unini, nos EUA. É especialista em Contabilidade Financeira e Tributária, em Estatística com Ênfase em Pesquisa Quantitativa e em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela UEL.

Fonte: RBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário