domingo, 17 de julho de 2016

Avaliação de Bens para Fins de Garantia: Imóveis e Máquinas e Equipamentos

Avaliação de Bens para Fins de Garantia

A avaliação de bens é um processo no qual o profissional devidamente habilitado (geralmente um engenheiro) elabora um laudo de avaliação para determinado fim seguindo as normas técnicas e metodologias determinadas pela ABTN, IBAPE e INMETRO.


A avaliação para fins de garantias (bancárias, penhor mercantil, hipotecas) são muito comuns, principalmente quando o bem objeto da avaliação é um imóvel, entretanto em alguns casos, máquinas e outros equipamentos podem também ser avaliados para essa finalidade.

Etapas para a Avaliação de Imóveis:

1. Análise da documentação: Verificação da documentação básica do imóvel (registro, IPTU, plantas).

2. Vistoria física: Levantamento, caracterização e verificação das condições de uso do imóvel, padrão construtivo, localização, etc.

3. Coleta de dados: Pesquisa de mercado para levantar o valor do imóvel na região, coleta de amostras, para posterior tratamento de dados.

4. Avaliação: Definição do método de avaliação mais adequado para cada situação (método comparativo, evolutivo, involutivo, inferência estatística ou conjugação de mais de um método) e elaboração dos cálculos.

5. Laudo: Elaboração do laudo de avaliação com valor de mercado e valor de liquidação forçada, determinada por condições específicas, tais como a liquidez do imóvel, momento econômico e perspectivas futuras.

Etapas da Avaliação de Máquinas e Equipamentos:

1. Analise de documentação: Verificação das Notas Fiscais e projetos (se existirem).

2. Vistoria física: Levantamento, caracterização e verificação das condições de uso do bem e políticas de manutenção para correta determinação da vida útil econômica.

3. Pesquisa e coleta de dados: Pesquisa de mercado a fornecedores e concorrentes de produtos similare.

4. Equipamento descontinuado: Em caso em que o equipamento foi descontinuado, a empresa que o representa ou fabricante fechou cabe ao engenheiro avaliador uma pesquisa mais profunda para definição do real valor do referido equipamento para esta finalidade.

5. Equipamentos importados Quando se tratar de equipamentos importado pela empresa que adquiriu e não tem representante no Brasil se faz necessário a pesquisa no País de origem do equipamento.

6. Avaliação Elaboração dos cálculos para determinação da vida útil e valor de mercado.

7. Laudo: Elaboração do laudo de avaliação com valor de mercado e valor de liquidação forçada.

A correta aplicação da metodologia de avaliação por profissionais experientes, garantem maior segurança tanto para os clientes como para as instituições financeiras para as operações a fins de garantia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário