sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Contabilidade de custos: O que é? confira o conceito!

Você está familiarizado com o conceito de Contabilidade de Custos? Sabe como funciona ou como utilizar? Se você ainda tem bastante dúvidas sobre o assunto, esclarecemos o conceito de contabilidade de custos e suas principais características. Confira:

O que é Contabilidade de Custos?

Antes de compreender todo o conceito, é necessário saber o que é a Contabilidade de Custos. Ela é mais um dos ramos das Ciências Contábeis, que tem um papel importante de gerar informações que servirão para as tomadas de decisões de uma empresa: planejamentos, determinando custos de produção, entre outros. Em termos técnicos, pode ser definida como o registro contábil das operações de produção da empresa, através das contas de custeio.

O conceito de Contabilidade de Custos e suas funções

Qual é o verdadeiro conceito? A Contabilidade de Custos deve fazer com que os gestores conheçam os valores envolvidos na produção e oferta de um serviço ou produto. Portanto, é um elemento essencial para uma gestão eficiente. Ao contrário de Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos é apenas para uso interno e não vinculativo. Dessa forma, não existe nenhum sistema ou método de custos padrão para todas as empresas, mas cada empresa pode adaptar o sistema ou método mais adequado de acordo com suas necessidades e objetivos.

Entre as principais funções da Contabilidade de Custos, estão:

– Ter mais controle sobre quantidades físicas produzidas, por meio do custo médio;
– Estabelecer quais serão os custos para um determinado período;
– Fornecer dados de custo para que a administração possa tomar decisões;
– Estabelecer sistemas de controle de custos, permitindo comparações, análises reduções ou melhorias.

Contudo, é válido destacar que, nas últimas décadas, a Contabilidade de Custos vem evoluindo e se modernizando, deixando de ser auxiliar na avaliação de estoques e de lucros globais para tornar-se um importante instrumento de controle e suporte às tomadas de decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário