Foto: Istock/Getty Images |
Quem vai abrir uma empresa, precisa saber muito bem como administrar, planejar, organizar e utilizar o próprio dinheiro para que o negócio tenha futuro. Qualquer erro pode ameaçar o caixa e também os planos de crescimento, portanto, todo cuidado é pouco na hora de abrir a própria empresa. Para te ajudar nessa empreitada, veja dicas para abrir uma empresa e comece agora mesmo a planejar e formar o seu empreendimento:
Dicas para abrir uma empresa
Qual é o seu orçamento? Quanto você poderá gastar para abrir o próprio negócio? Para calcular o capital inicial, leve em consideração quais os recursos que são imprescindíveis para dar início às atividades, desde a compra de mercadorias e máquinas e até a decoração da loja. Mantenha um capital de giro para as despesas dos primeiros meses, assim você evita complicações futuras. Dica: logo no início, a lucratividade da empresa pode não ser alta o suficiente, portanto, tome cuidado ao pedir recursos aos bancos.
2 – Encontre um contador
Esse profissional será de grande ajuda para o seu empreendimento. O contador será necessário para abrir e manter sua empresa, além de ser o seu maior aliado para organizar os negócios e manter tudo em dia, dentro da lei.
3 – Conheça os custos
Além de definir o capital inicial, pode ser uma tarefa complicada enxergar quais serão as futuras despesas do seu negócio. Gastos como o 13º de funcionários, por exemplo, devem ser considerados no momento da contratação. Outra despesa importante é a carga tributária que poderá recair sobre o negócio. A dica é sempre manter uma reserva de contingência para não ser pego desprevenido, caso surjam gastos inesperados.
4 – Planejamento é a palavra-chave
Para abrir uma empresa, é necessário planejamento. Além de ajudar no cálculo das despesas, é importante para fazer uma previsão do número de vendas estimados antes de colocar o projeto em prática. O plano de negócios também será de grande auxílio: pesquise a concorrência, veja o quanto eles cobram pelo serviço que oferecem, faça uma lista de todos os gastos possíveis. Listas e planilhas são muito importantes para que o seu negócio cresça com sucesso.
5 – Contrate profissionais qualificados
Não adianta planejar o seu negócio, ter ideias inovadoras, mas uma equipe que não corresponda às suas expectativas. Poupar dinheiro com os funcionários não é uma estratégia interessante: seus clientes gostam de ser bem atendidos e funcionários medianos podem trazer problemas ao seu negócio antes mesmo de ter começado a dar lucros.
6 – Procure um sócio
Começar uma empresa por conta própria é difícil, e se a situação financeira for complicada, pior ainda. Por isso, é uma ótima oportunidade de encontrar um sócio que compartilhe da sua paixão pelo serviço ou produto. Procure alguém que tenha ideias semelhantes e boa vontade para trabalhar ao seu lado.
6 – Invista no marketing
É comum empreendedores iniciantes gastarem todos os recursos ao lançar o produto ou serviço, mas no momento de anunciar a grande novidade, não há mais orçamento. Investir no marketing é a maneira mais efetiva para chegar ao consumidor: vale a pena divulgá-lo antes mesmo de o produto estar pronto.
7 – Procure ajuda profissional
Não é fácil abrir o próprio negócio sem nenhum tipo de auxílio: existem vários documentos necessários para registrar uma empresa, além de outras preocupações que, muitas vezes, empreendedores iniciantes nem imaginam. Portanto, uma boa alternativa é procurar ajuda profissional: o SEBRAE pode auxiliar nesse processo, assim como advogados, contadores e consultores financeiros. Não tenha medo de pedir ajuda!
Fonte: Gennegociosegestao.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário