quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A aplicação prática do código de ética na prestação de serviços contábeis

Este artigo busca evidenciar o uso do Código de Ética Profissional do Contador (CEPC) durante o exercício prático da profissão, com ênfase na sua aplicação em todas as áreas de atuação, tanto nos departamentos públicos, nas instituições de ensino, ou como funcionários em empresas privadas, e não somente na prestação dos serviços puramente contábeis, realizadas pelos escritórios de contabilidade. O presente estudo teve por objetivo, demonstrar a necessidade de aplicação da ética profissional a todos os ramos de atuação, visto que isso não é evidenciado claramente no CEPC. O tema da ética, mesmo que já abordado na literatura, é pouco analisado em face aos profissionais que atuam fora da prestação de serviços em escritórios contábeis. Por isso, é necessário que ele seja contextualizado em face às demais formas de atuação do contador, como na docência e no setor público. Para o estudo, utilizou-se do método de análise documental de forma descritiva, qualitativa e dedutiva na aplicação do CEPC. Após a realização das pesquisas, juntamente com as experiências práticas vivenciadas por colegas, foi elaborado um quadro comparativo, com situações práticas e hipotéticas, para demonstrar a necessidade da aplicação da ética em todos os ramos de atuação do profissional da contabilidade. Por meio das pesquisas, identificou-se que o Código de Ética Profissional do Contador, em sua maioria, está direcionado ao trabalho legal realizado pelo profissional em escritórios que prestam os serviços puramente contábeis. Porém, a profissão possuiu outras diversas formas de atuação que também necessitam da ética para a resolução de conflitos. Não há como negar que os conflitos existem e que estão presentes em todas as formas de atuação do profissional da contabilidade, e são nessas situações, que o CEPC deve ser claro e conciso, para auxiliar a tomada de decisão do profissional, em face ao comportamento eticamente aceitável definido pela própria classe.

Texto completo: Clique aqui

por  Leonard Rodrigues do Vale, Conselho Federal de Contabilidade - CFC Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás (unidade de Morrinhos) e técnico administrativo na Universidade Estadual de Goiás.

Fábio Martins Ferreira, Conselho Federal de Contabilidade
Professor no curso de Ciências Contábeis na UEG (unidade de Morrinhos), possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás e especialização latu sensu em Controladoria, Auditoria e Finanças pela Universidade Iles Ulbra de Itumbiara (GO).

Rodrigo Wiesner, Conselho Federal de Contabilidade Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Goiás (unidade de Morrinhos), tem experiência profissional nas áreas de Escrita Fiscal e Contábil; Gerenciamento de Estoques; Controle interno; Gerenciamento de Projetos; e Sustentabilidade Organizacional.

Fonte: RBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário