O objetivo do artigo é verificar a percepção de estudantes de graduação em ciências contábeis a respeito da Demonstração do Resultado Abrangente (DRA). Por meio de questionários aplicados a 157 alunos de duas universidades federais das regiões Norte e Sudeste, foram testadas as seguintes hipóteses: H1: Acadêmicos possuem conhecimentos básicos sobre DRA. H2: Acadêmicos percebem a DRA como importante para a tomada de decisões. H3: A percepção sobre a importância da DRA aumenta na medida em que os alunos estão mais avançados nos períodos do curso. H4: Acadêmicos de diferentes regiões, mas matriculados em IES com mesmo conceito no ENADE, percebem a DRA de igual maneira. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e teste de Qui-quadrado. Os resultados mostraram que os respondentes não possuem conhecimentos básicos sobre a DRA, no entanto consideram-na importante, sendo que a atribuição de importância tem maior proporção para os alunos da IES localizada no Norte. A análise também permitiu verificar que alunos dos semestres iniciais atribuem maior importância à DRA do que alunos que estão nos semestres finais. Assim sendo, confirmou-se a hipótese H2 da pesquisa e rejeitou-se as demais. Por fim, concluiu-se que alunos de ciências contábeis das IES analisadas os quais estão em vias de se formar não possuem conhecimento necessário para lograrem êxito em questões concernentes a DRA em exames do CFC ou do ENADE.
por Rosenery Loureiro Lourenço - Rio de Janeiro – RJ Doutoranda em Ciências Contábeis na PGCC/UFRJ Professora Assistente da UEMS
Carla Macedo Velloso dos Santos - Rio de Janeiro – RJ Doutoranda em Ciências Contábeis na PGCC/UFRJ Professora Assistente da UFAM
Adolfo Henrique Coutinho e Silva Rio de Janeiro – RJ Professor Adjunto da UFRJ Doutor em Contabilidade e Controladoria na FEA/USP
Nenhum comentário:
Postar um comentário