terça-feira, 8 de dezembro de 2015

08/12 O Vetor de Causalidade entre Lucro Contábil e Preço das Ações: Existem Incentivos para a Informação Contábil Seguir o Preço no Brasil?

O presente trabalho avaliou 36 firmas do mercado de capitais brasileiro no período de 2003 a 2013 buscando investigar se existem incentivos para a informação contábil divulgada seguir o preço das ações e não o contrário. Para isso, inicialmente explorou-se a relação no tempo entre o componente surpresa dos lucros e o preço das ações por intermédio da aplicação do teste de causalidade de Granger. Posteriormente, utilizou-se a técnica de regressão logística para identificar possíveis incentivos que pudessem aumentar a probabilidade de ocorrência do vetor de causalidade, no sentido de Granger, do preço para o lucro. Os resultados indicam que, das empresas analisadas, 11 possuem o componente surpresa do lucro Granger-causando preço e 10 cujo mercado consegue antecipar, no curto prazo, o componente surpresa do lucro futuro. Evidências preliminares indicam que o tamanho da firma contribui para o aumento da probabilidade dos preços anteciparem o componente surpresa dos lucros no mercado, fornecendo subsídio para o estudo do fenômeno em grandes firmas.

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por Talles Vianna Brugni, Luiz Paulo Lopes Fávero, Eduardo da Silva Flores, Aziz Xavier Beiruth

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