O marketing digital é uma das ferramentas essenciais para qualquer marca que queira sobreviver hoje, independentemente do porte. Para pequenas empresas, as estratégias de marketing digital apresentam ainda mais vantagens, pois são bem mais baratas que as táticas tradicionais, como outdoor e comerciais na TV.
Mas nem tudo são flores: se não executada corretamente, uma estratégia de marketing pode não trazer os resultados esperados.
Quer saber como evitar que isso aconteça com a sua empresa? Separamos 4 erros comuns em estratégias de marketing digital e como evitá-los caso você esteja cometendo algum deles. Acompanhe.
Empresas que documentam a sua estratégia de marketing são 50% mais bem-sucedidas do que as que não registram. E é fácil saber por que: o que não é medido não pode ser melhorado. Como você vai saber se suas ações deram resultado e o que não funcionou tão bem se não registrar seus passos?
Para não gastar dinheiro à toa, é fundamental documentar exatamente tudo o que foi feito e acompanhar os resultados.
Acompanhar números que não dizem nada
Como dissemos no tópico anterior, é essencial registrar e acompanhar os resultados da sua estratégia de marketing. Mas o que medir, afinal?
Com tantos números que o marketing digital proporciona, fica complicado decidir em que focar. E é aí que muitas empresas derrapam, decidindo acompanhar o índice mais fácil e que, na maioria das vezes, não quer dizer nada.
Curtidas, compartilhamentos, comentários: tudo isso pode ser valioso, mas qual é realmente o objetivo de uma estratégia de marketing? Aumentar as vendas. É disso que a sobrevivência de uma empresa é feita e esse deve ser o objetivo principal de cada ação.
Se sua estratégia de marketing não está fazendo isso por você, todas as curtidas e retuítes são só métricas de vaidade. Para não cair nesse erro, informe-se sobre as principais métricas para garantir a saúde financeira da sua empresa e sobre melhores indicadores de desempenho para medir seu sucesso.
Não saber quem é o cliente
Para obter resultados, uma estratégia de marketing precisa de foco, que deve estar sempre em quem compra de você. Muitas empresas, especialmente as pequenas e novas no mercado, cometem o erro de não conhecer o cliente (ou o potencial cliente) e acabam por tomar decisões de marketing que não vão realmente aumentar os lucros no fim do mês.
Isso é resolvido fazendo perguntas para seus atuais compradores, lendo estudos de mercado que já foram feitos sobre o setor e analisando a sua concorrência. A partir daí, pense em qual linguagem usar em seus conteúdos, quais canais publicar, para quem direcionar seus anúncios, qual horário postar, etc.
Assim, você garante que não vai desperdiçar dinheiro em ações que não vão realmente fazer as pessoas procurarem os seus produtos.
Não ficar atento às tendências
O mundo do marketing digital vive em constante mudança. Esse é um dos lados positivos e ao mesmo negativo dessa estratégia — afinal, é preciso ficar constantemente atento às tendências para não acabar ficando para trás.
Por exemplo: você sabia que o Google penaliza sites que não são adaptados para dispositivos móveis? Desde o dia 21 de abril deste ano, o buscador passou a considerar como fator de ranqueamento se a página é responsiva a smartphones e tablets.
Ou seja, se o cliente for procurar por você no Google e seu site não for adaptado ao mobile, há chances de você perder essa oportunidade de negócio.
Por isso, fique atento às tendências e seja ágil na hora de reagir. O lado positivo das constantes mudanças no marketing digital é que muitas delas podem apresentar oportunidades para sua marca se sobressair. Nosso artigo sobre as 6 tendências de marketing digital para PMEs pode te dar bons insights sobre isso.
E aí? Conseguiu identificar algum dos erros que listamos na sua empresa? Não se desespere! Nunca é tarde para corrigir e começar a ter resultados robustos com suas estratégias de marketing digital.
Fonte: Sage
Bem o que eu estava pesquisando sobre estratégias de marketing digital... Muito obrigado!!!
ResponderExcluir