terça-feira, 29 de novembro de 2016

Conhece a DVA? ela pode ajudar a entender a evolução da riqueza dos japoneses

Reportagem recentemente publicada na imprensa procurou mostrar por que, na média, a qualidade de vida dos japoneses continuou a melhorar nos últimos anos apesar de o PIB do Japão praticamente não crescer. O texto explicou que o PIB apenas mede o que se produz, internamente, em bens e serviços; não leva em conta o fato de os capitais financeiro, material, humano e intelectual aplicados no exterior encaminharem renda para dentro do país. É a renda total que interessa — ela é que é distribuída na ponta final para as pessoas, parte em troca de trabalho e parte sob a forma de juros e lucros. E isso vem fazendo a diferença no Japão.

Se a contabilidade nacional japonesa (e a de outros países também) mostrasse isso mais claramente, como faz a DVA (demonstração do valor adicionado) —obrigatoriamente divulgada pelas nossas companhias abertas —, a explicação para a aparente contradição japonesa já teria se apresentado há muito mais tempo. 

A DVA brasileira mede o PIB gerado pela companhia1, mas agrega a ele o valor adicionado produzido por terceiros e para ela transferido por meio de juros, royalties, aluguéis e que tais. Assim, o valor adicionado total inclui o que a empresa mesma produz e o que recebe em transferências de terceiros.

Texto completo: Clique aqui

por Eliseu Martins é professor emérito da FEA-USP e da FEA/RP-USP, consultor e parecerista na área contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário