Novos projetos, produtos, serviços. Sempre chega um momento em que a empresa precisa dar um salto à frente, mas, infelizmente, não tem os recursos para o impulso apropriado. É nessa hora que o gestor se vê obrigado a buscar capital externamente. A primeira opção de muitos ainda são os bancos, mas nem sempre esse é o melhor caminho, afinal, são altas as taxas de juros e os encargos. Buscar por investidores, por outro lado, pode trazer resultados muito melhores para a empresa no longo prazo.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Capital de Risco da FGV (GVcepe), no ano passado foram investidos aproximadamente U$ 3 bilhões nas empresas brasileiras. O grande detalhe é que a maior parte desses recursos foi injetada em empresas nos estágios iniciais de desenvolvimento. Imagina se parte desse aporte fosse para o seu negócio? Confira a seguir algumas dicas e veja como conseguir investidores!
O primeiro passo é conhecer os principais tipos de investidores, é claro. Assim, você pode pesquisar com muito mais facilidade onde e como encontrar esse tipo de aporte. Basicamente, existem três principais tipos: investidores-anjo, investidores seed capital e os fundos de venture capital.
A diferença entre os três está basicamente no tipo de empresa investida. Os investidores-anjo costumam apostar em empresas pequenas, nos seus estágios iniciais, que apresentem alguma proposta interessante. Já o investidor seed capital busca empresas mais consolidadas. Por fim, os fundos de venture capital são destinados às gigantes do mercado.
Desenvolva um plano de negócios
Pode ter certeza: ninguém vai investir na sua empresa se não souber o que você pretende fazer com o dinheiro. Isso é válido, inclusive, para o caso dos empréstimos bancários. Por isso, é muito importante que você monte um bom plano de negócios para apresentar ao futuro investidor.
Em primeiro lugar, defina com clareza qual é o seu projeto. Para que isso seja possível, estabeleça metas e objetivos claros, além do público-alvo e do possível retorno que pretende obter. Além disso, tenha sempre em mente que os investidores apostam, acima de tudo, em ideias, então é muito importante fazer um estudo de mercado para desenvolver um produto ou serviço diferenciado.
Elabore uma apresentação de qualidade
Você não vai conseguir vender o seu peixe sem um bom plano de negócios, mas mesmo que tenha um, não será convincente se não elaborar uma boa apresentação. Você deve se preocupar com dois pontos: o discurso de vendas e o formato.
Para fazer um bom discurso, tenha sempre em mente o seu objetivo final, assim, ficará focado ao longo de toda a conversa. Além disso, prepare-se antes e treine para responder possíveis objeções. Já na questão do formato, o ideal é procurar uma boa ferramenta de apresentação. Além do bom e velho Power Point, você também pode apostar em outras extremamente eficientes, como o Prezi, o Haiku Deck, entre outras.
Esteja no lugar e no momento certos
É muito comum encontrarmos gestores frustrados por não terem conseguido captar recursos financeiros. Isso acontece, na maioria dos casos, porque a empresa não está preparada para receber recursos. Você só deve procurar os investidores caso tenha algum novo projeto ou se pretende expandir o seu negócio. Esse sim é um cenário atrativo para qualquer pessoa que queira investir.
Estar no lugar certo também é importante. Para os micro e pequenos empresários, há uma série de encontros promovidos por órgãos públicos e instituições privadas para facilitar o relacionamento entre investidores-anjo e as empresas. O Sebrae, por exemplo, é uma boa opção.
Fonte: Sage
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