terça-feira, 11 de agosto de 2015

11/08 A Contabilidade de Gestão no ensino superior em Portugal

Tendo como ponto de partida um estudo académico, este trabalho chama a atenção das instituições de ensino superior sobre a necessidade de uniformizarem os conteúdos programáticos das UC de Contabilidade de Gestão e afins que ministram.

De acordo com Carvalho eMorais (2003),1 a crescente globalização impõe uma nova atitude por parte das organizações, na qual estas deverão dar primazia a certas atividades, como seja o planeamento estratégico. Neste sentido, torna-se necessário que as organizações criem sistemas, nomeadamente de Contabilidade de Gestão, que gerem informação oportuna e adequada a essa nova realidade.

Tal como os autores supra referidos sustentaram, cremos, igualmente, que é necessário aumentar a investigação científica na área da Contabilidade de Gestão. É necessário que se criem, por exemplo, equipas de trabalho nas instituições de ensino superior que desenvolvam estudos credíveis e de valor acrescentado para a literatura. Em nosso entender, esta será talvez uma das áreas das ciências sociais com maior carência de investigação.

O objetivo do presente trabalho foi perceber qual a abordagem seguida pelas diversas instituições de ensino superior portuguesas nos vários cursos de licenciatura, no ano letivo de 2012/2013, ao nível da lecionação de unidades curriculares (UC) de Contabilidade de Custos, Analítica ou de Gestão. Com essa finalidade e por questões de tempo, optamos por selecionar uma amostra, a qual foi composta pela lista de licenciaturas reconhecidas pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas para efeitos da respetiva inscrição. A lista escolhida é a aplicável ao regime de transição ao processo de Bolonha, previsto até 31 de dezembro de 2015.

A abordagem seguida pelas instituições foi comparada de duas formas: Por via do grau de importância atribuído às UC em estudo, o qual foi determinado com base no número de European Credit Transfer System (ECTS) atribuídos às referidas UC; e Por via da análise comparativa da inclusão, ou não, de determinadas temáticas, consideradas cruciais, nos conteúdos programáticos das UC em questão.

As duas questões de investigação a que nos propusemos responder prenderam-se com o tentar perceber se a abordagem que é seguida nas várias UC de Contabilidade de Gestão e afins varia, ou não, de acordo com o curso e/ou com a respetiva instituição em que é ministrado.

Por via do grau de importância atribuído às UC em estudo constatou-se que o mesmo variava com o curso e não com a instituição, corroborando, assim, a primeira hipótese de investigação formulada e rejeitando a segunda. Isto porque, como tivemos oportunidade de constatar, as instituições que na nossa amostra se destacaram por atribuir uma maior importância às UC em análise lecionaram cursos pertencentes aos agrupamentos que também se tinham salientado. Referimo-nos aos agrupamentos dos cursos de Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade, de Contabilidade e Gestão e de Contabilidade e Finanças. Acrescente-se que a maioria das instituições da amostra atribuiu um peso às UC referidas que variou entre os 6 e os 9 por cento, tendo-se destacado, de entre outros, o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes pela maior importância que lhes atribuiu (12,22 por cento).

Artigo completo: Clique aqui

Por Diogo Manuel dos Santos Branco - TOC n.º 89 230
       Fernando Manuel Marques Costa e Silva - Professor adjunto equiparado do ISCA-UA


Nenhum comentário:

Postar um comentário