Conforme previamente alinhado com os representantes da Federação, a Secretaria do Tesouro Nacional - STN enviou no dia 31/07/2015, para publicação, o PCASP 2016 e o PCASP 2016 Estendido, juntamente com a Portaria STN nº 408/2015, que os aprova. Os arquivos encontram-se disponíveis no endereço https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pcasp.
O PCASP 2016, obrigatório para todos os entes da Federação para o exercício de 2016, apresenta algumas alterações, de baixo impacto em relação à versão anterior, descritas de modo sucinto no documento "Síntese de Alterações" que acompanha a publicação. Todas as alterações foram amplamente debatidas junto à Federação por meio do Fórum de Discussões Permanentes de CASP e nas reuniões do GTCON-Grupo Técnico de Padronização de Procedimentos Contábeis.
O PCASP 2016 Estendido, de observância facultativa para os entes da Federação, encontra-se compatibilizado com o PCASP 2016 e apresenta extensões que podem ser utilizadas de modo a facilitar a operacionalização por parte dos Entes. Destaca-se que, embora de adoção facultativa, algumas contas do PCASP 2016 Estendido serão utilizadas no processo de captura de informações pelo SICONFI.
É importante destacar que as alterações mais significativas ocorreram no PCASP estendido, tendo em vista os ajustes (inclusões, alterações e exclusões de contas) solicitados pelo MPS – Ministério da Previdência Social e em decorrência da Resolução CMN nº 4.392/2014, ambos relacionados aos registros das transações envolvendo o RPPS.
Deste modo, a STN espera que os usuários do PCASP possam, de modo transparente e tempestivo, dar continuidade aos ajustes nos sistemas contábeis de modo a atualizá-los frente às mais recentes discussões de CASP. Com isto, deseja-se contribuir para o processo de amadurecimento das reformas contábeis em âmbito da Federação Brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário