Ganhar tranquilidade para trabalhar, fazer o aprendizado da
transparência e conquistar credibilidade são as principais motivações
das empresas de menor porte quando procuram empresas de auditoria. Isso
porque sabem que ali não encontrarão apenas a validação de demonstrações
financeiras, mas poderão contar com os diversos serviços de consultoria
que essas empresas oferecem. No Brasil, a contratação de auditoria
tradicional não é prática corrente entre os pequenos e médios
empresários. Eles a consultam pontualmente – quando precisam captar
dinheiro junto a bancos ou investidores, participar de concorrências e
licitações e mesmo obter melhores condições com fornecedores.
No entanto, há indícios de que a situação está mudando. Muitas PMEs têm
contatado auditorias pedindo informações, segundo Adriano Roberto
Legnari Faria, diretor de firmas de auditoria de pequeno e médio portes
do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). "A cada
dia aumenta o número de empresários que conhece o trabalho de auditoria.
Eles perceberam que precisam disso para se inserir no mercado", afirma.
As auditorias agradecem: como as PMEs são 95% das companhias
brasileiras, têm aí formidável mercado potencial.
A lei não obriga que as demonstrações financeiras das PMEs sejam
auditadas, mas há diversas razões para levá-las a adotar esse
procedimento. O diretor do Ibracon dá um exemplo: o credor – banco,
investidor, fornecedor – fica tranquilo com os resultados auditados do
cliente nas mãos, se mostram que não há risco de calote de uma empresa.
"No banco, o empresário pode até não precisar deixar bens em garantia e
ainda consegue juro menor", afirma.
Para Thiago de Carvalho, coordenador do centro de empreendedorismo do
Insper, o papel da auditoria nas empresas menores é validar o que o
empresário diz que fez – trabalho que acaba sendo exercido por bancos e
investidores. "É a due diligence, durante a qual investidores de capital
de risco (private equity, venture capital e seed capital) avaliam a
veracidade das informações do empreendedor. Gerentes de alguns bancos
também fazem isso antes de conceder crédito", explica.
Mais transparente – Então, se os credores se dispõem a
fazer o trabalho de auditoria, por que investir nisso? "Quando o
investidor descobre uma incoerência nas informações financeiras e
contábeis pode não confiar mais no empreendedor", diz Carvalho. Por
isso, na opinião dele, a auditoria é importante para o empresário provar
que a informação que passa é real. "O mais comum é o empreendedor
fazer auditoria quando quer oferecer a empresa a alguém", diz.
O coordenador também vê vantagens em contratar auditoria quando a
empresa precisa de certificações específicas para expandir seu negócio.
"Exemplos são aquelas que querem mostrar à comunidade que adotam
práticas socialmente responsáveis ou que seguem normas específicas de um
setor, como o caso de quem vende produtos orgânicos. Empresas de
auditoria costumam inclusive prepará-las para seguirem normas com
intuito de conquistarem certificações", diz Carvalho.
Na opinião de Pamella Gonçalves, gerente de pesquisa e políticas
públicas da organização não-governamental Endeavor, quanto mais cedo uma
PME contratar uma auditoria, melhor, pois melhora a governança e a
transparência sobre controles financeiros mais rapidamente. "Não é
necessário mas sempre é bem visto. Por isso todas as 54 empresas
selecionadas para serem aconselhadas pela Endeavor são orientadas a
fazer auditoria em um ano ou, no máximo, em dois", conta a executiva.
Para a gerente, outro bom motivo para começar a fazer auditoria é a
tranquilidade que isso traz. "Em determinado estágio de crescimento da
empresa o empreendedor não está mais controlando o departamento
financeiro de perto. A auditoria lhe garante que os processos estão
sendo seguidos e que as obrigações fiscais e tributárias são cumpridas,
ressalta Pamella.
Por isso, a gerente explica que o empreendedor deve participar do
processo prévio à auditoria, que também ajuda a empresa a manter
documentos em ordem desde cedo. "Muita empresa deixa para fazer isso
quando é gigante e, nesta etapa, as chances de ter perdido o histórico e
algum documento são maiores", diz.
Momento certo – José Santiago da Luz, sócio-diretor da
BDO – auditoria com foco no middle market, que responde por 70% de sua
carteira –, conta que a demanda das PMEs por informações sobre o assunto
aumentou 30% neste ano. "Há empresários que só querem saber se as
contas do financeiro estão certas ou se tem alguém roubando. Explicamos
que este é um trabalho de consultoria. Muitas outras querem
aconselhamento", diz. O preparo para receber auditoria acaba sendo um
trabalho de educação e aculturamento das empresas, prossegue Luz. "Nosso
papel acaba sendo o de ouvir as dificuldades do empresário e orientá-lo
na condução do negócio para que seja auditado no futuro".
Segundo Luz, o custo médio que o mercado cobra pelo trabalho de
auditoria oscila de R$ 80 a R$ 200 por hora. "Há trabalhos que podem
levar 100 horas; em outros, gastam-se três mil horas. A quantidade é
definida de acordo com o porte da empresa. Visitamos, fazemos uma
captação e um questionário para definir a quantidade de horas", diz.
Luiz Passetti, sócio de auditoria da EY – que tem grupos de trabalho só
para atender PMEs –, o momento adequado para o empreendedor contratar o
serviço de auditoria é aquele em que decide adotar transparência para
fortalecer a credibilidade – e isso pode ocorrer em diversas fases da
vida da empresa, até mesmo em start-ups. "Quando o empreendimento ainda
não gera caixa, precisa transmitir ao investidor a segurança de que o
plano de negócios foi revisado por um profissional independente. A
execução do plano de negócios pode ser auditada por meio das
demonstrações financeiras. O custo da hora para auditar um plano de
negócios é de 30% a 40% menor", explica Passetti.
Já em empresas que estão em fase de crescimento ou na trasição de
pequenas para médias, a auditoria é importante para passar segurança ao
proprietário de que as operações estão sendo executadas dentro de um
ambiente controlado. De acordo com Passetti, outro grupo de empresas que
também busca bastante o serviço é o das familiares. "Geralmente,
passam por um diagnóstico e treinamento e são auditadas a partir do
segundo ano. Quanto mais organizada é a empresa menor é o trabalho do
auditor", completa.
SAIBA MAIS
Abaixo, esclarecimentos sobre as dúvidas mais comuns que as pessoas têm em relação às auditorias.
O que é auditoria?
É um produto dentre vários que as empresas do setor oferecem. O objetivo
é assegurar que as demonstrações contábeis de uma empresa não
apresentem distorções relevantes em relação à aplicação das Normas
Brasileiras de Contabilidade, determinadas pelo Conselho Federal de
Contabilidade (CFC), que hoje são convergentes com as Normas
Internacionais de Contabilidade.
Quem faz?
Obrigatoriamente é executada por um auditor independente credenciado
junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que deve executar o
trabalho com o objetivo de assegurar a aplicação das normas contábeis e
de auditoria
O auditor obrigatoriamente identifica fraudes?
Ele tem o dever de identificar fraudes oriundas de um desvio de conduta
quando há um controle pré-definido pela empresa e/ou uma norma contábil
estabelecida, desde que seja em montante relevante. "O auditor
independente não deve nem pode ser responsabilizado por fraude oriunda
de falsificação de documentos, de qualidade de produtos adquiridos ou
vendidos e atos simulados de qualquer forma", diz Adriano Roberto
Legnari Faria, diretor de firmas de auditoria de pequeno e médio portes
do Ibracon.
O que difere consultoria de diagnóstico?
A empresa que nunca foi audiada deve contratar o levantamento de um
diagnóstico, que lhe indique problemas de controles da empresa e se essa
está em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade. O
diagnóstico revela também se os tributos estão calculados e registrados
corretamente e se as informações disponíveis estão em conformidade com o
padrão exigido (chamado International Financial Reporting Standards, ou
IFRS – que são as normas globais de contabilidade), a linguagem atual
do mercado. Após o diagnóstico, a empresa pode corrigir os erros e se
preparar para passar por uma auditoria no futuro.
Já a consultoria é diferente, pois tem foco na instalação de mudanças
nos processos da empresa. Exemplos são as consultorias de planejamento
tributário e de contabilidade. Empresas que prestam consultoria não
podem fazer auditoria para o mesmo cliente.Fonte: Ibracon
Moeda de troca na negociação com o banco
Com cinco marcas no segmento de comércio de moda – Via Veneto,
Brooksfield, Brooksfield Donna, Brooksfield Júnior e Harry's –, o Grupo
Via Veneto ainda era uma empresa média quando optou por contratar uma
auditoria, há três anos.
A necessidade surgiu justamente em razão do crescimento da empresa, que
começou a exigir maior controle sobre processos de todas as áreas. "O
objetivo era ter tranquilidade em relação à gestão, à legislação e
demais riscos de curto, médio e longo prazos", explica Victor Paschoalin
Junior, diretor do grupo.
A tranquilidade e o conforto que o trabalho de auditoria proporcionou
aos sócios se estendeu aos diretores da empresa e foram passados por
eles o mercado. Segundo Paschoalin Junior, o trabalho de auditoria
ajudou a integrar departamentos com as normas contábeis.
"Fazer a lição de casa de governança corporativa e de controle se torna
uma moeda de troca forte com o banco, que olha as demonstrações
auditadas e não duvida de nada. Para nós o reflexo foi imediato e o
custo financeiro de empréstimos baixou. A taxa anual que pagamos
diminuiu 6%", conta. Essa vantagem competitiva foi importante para a
expansão orgânica de lojas do grupo, que aumentou em 30% e hoje está
presente em shopping centers em todo o Brasil.
por Rejane Tamoto
Fonte: Diário do Comércio
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