terça-feira, 11 de julho de 2017

Quanto vale a marca de uma empresa?

As empresas fazem um grande esforço de marketing para serem reconhecidas por seu público-alvo por determinadas características tais como alta qualidade dos produtos, preços baixos, durabilidade e ainda por outros fatores diversos que criem valor para seus clientes. Quando isto passa a ser amplamente percebido pelo mercado como algo que de fato diferencia tal empresa de seus concorrentes, a empresa tem uma marca. Considerando que, para alcançar isso o empresário investiu dinheiro, esforço e tempo, é natural que haja uma percepção de valor financeiro em relação à marca da empresa. E então, quanto vale a marca de uma empresa?


Bom, seja qual for o ramo de atuação ou porte, a marca de uma empresa tem duas funções básicas:

Aumentar o preço de venda do produto (o que em última instância influencia positivamente a margem de lucro); e

Aumentar o volume de vendas (ou seja, vender a maior quantidade possível do seu produto).

A pergunta que talvez você esteja se fazendo neste momento é: “quando uma empresa estiver em um processo de venda, é preciso calcular o valor da marca?” Na verdade, na grande maioria dos casos não será necessário.

Deixe-me explicar: ao vender uma empresa em operação, é bastante provável que o avaliador utilize a metodologia do fluxo de caixa descontado para mensurar uma faixa de valor justo para a empresa, uma vez que esta é a mais amplamente aceita e a que melhor captura as idiossincrasias da empresa objeto da venda. Nesta metodologia, são projetados todos os itens que compõem o fluxo de caixa, entre eles a receita. Para obter a projeção do faturamento, o avaliador deverá projetar separadamente suas componentes de volume e preço de venda do produto. Deste modo, o poder da marca de influenciar a quantidade de itens vendidos e o seu preço já estão considerados na avaliação de toda a empresa. E mesmo que o resultado da avaliação não destaque o valor da marca, ele está sim incluído nele.

Por outro lado, se a empresa a ser vendida não está operacional ou está em rápido declínio, provavelmente o valor de venda de seus ativos avaliados separadamente serão maiores do que o valor da empresa como um todo (avaliação por fluxo de caixa). Neste caso, avaliar a marca separadamente pode fazer sentido, uma vez que poderá ser negociada isoladamente do restante dos ativos a serem vendidos.

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