São atribuídos benefícios vários ao relatório de auditoria. A utilidade do documento é, muitas vezes, influenciada pelo tipo de opinião emitida pelo auditor. O relatório não modificado é considerado o mais útil.
O relatório de auditoria, também denominado de certificação legal das contas, quando emitido na sequência da revisão legal das contas, é o principal meio pelo qual o auditor expressa a sua opinião sobre as demonstrações financeiras e sobre o processo de auditoria, inobservável pelos stakeholders. Por este motivo, de acordo com Lin et al. (2011), o relatório de auditoria pode ser visto como um indicador da qualidade de informação financeira. Aliás, Pucheta (2001) alude que o relatório de auditoria tem melhorado a qualidade da informação contabilística, conduzindo a uma maior utilização das demonstrações financeiras e à melhoria da qualidade das decisões dos stakeholders, proporcionando, por isso, maior credibilidade e eficiência aos mercados onde esta informação financeira é usada. De acordo com a autora, o principal objetivo do relatório de auditoria é mitigar as incertezas que giram em volta da credibilidade da informação financeira divulgada pela entidade, dado que, como refere Lennox (1999), este afeta as decisões dos stakeholders e, consequentemente, o valor que é atribuído às entidades auditadas. A FEE (2010) acrescenta, ainda, que para além da credibilidade que confere à informação financeira, este documento promove a sua consistência em todo o globo.
Por Sara Serra - Professora adjunta do IPCA
Fonte: Revista Contabilista n° 205
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