É comum ouvir que na teoria é uma coisa, mas na prática não funciona. Se verdadeiro, será que está certo? É possível existir algo no mundo dos negócios que só funcione na teoria?
Nos primeiros anos da escola e possivelmente nos anos seguintes são apresentadas inúmeras teorias sem que o aluno consiga visualizar a utilização prática das mesmas. Na matemática são abundantes; fórmula de Bhaskara (equação do nível médio), raiz quadrada e o número pi (π); já na gramática têm-se os fonemas, afixos, interjeição, concordâncias etc.; também a famosa teoria física da relatividade geral de Einstein, de grande importância, mas pouca compreensão naquela época e ainda hoje, e muitas outras de diferentes áreas do conhecimento.
Esta introdução tem a finalidade de abrir as mentes para dissociar que teoria e prática não andam juntas e quando isto acontece a conclusão é simples: a teoria está errada! Quando algo funciona bem na prática os estudiosos tentarão compreender o funcionamento para explicá-lo em sala de aula. Muitas vezes as experiências podem ser replicadas em laboratório, onde o entendimento fica muito mais fácil.
Os contadores sempre tiveram - muitos ainda têm - dificuldades para definir com segurança o preço de venda, ou seja, os honorários dos serviços prestados. Isto é coisa do passado, pois graças a alguns estudiosos, e tive a honra de estar entre eles, foi desenvolvida uma forma prática para resolver este impasse. Para esta tarefa é necessário formar o preço de custo e venda da hora trabalhada e manter o controle do tempo aplicado nas tarefas. Esta é a teoria para explicar sua aplicabilidade e naturalmente parece impraticável.
A teoria da precificação dos serviços contábeis vem sendo amplamente apresentada em eventos por todo o Brasil e ao menos dois livros tratam do tema: “Honorários contábeis” e “Como ganhar dinheiro na prestação de serviços”. Diversos softwares foram desenvolvidos para facilitar a prática da teoria, como o CTPres, Pier, Proced etc.
É difícil abrir novos clientes e muito fácil perder os atuais devido à forte competição. Portanto, o empresário contábil precisa de ferramentas que permitam conhecer até onde poderá chegar com os preços, senão fica tudo no “achômetro”, o que pode colocar a perder oportunidades que pareciam inviáveis.
Empresário contábil: conheça a teoria da precificação dos honorários contábeis e experimente colocá-la em prática. Você vai descobrir que, neste caso, as duas andam de mãos dadas, portanto é verdadeira.
Fonte: Gilmar Duarte
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