Neste artigo, faz-se uma análise dos índices econômico-financeiros da empresa Natura Cosméticos, objetivando identificar possíveis impactos nos indicadores de desempenho da companhia após a obrigatoriedade da adoção de práticas contábeis consoantes com as normas internacionais (IFRS). Nesse sentido, foi feita uma análise das demonstrações contábeis da companhia, a saber: o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício. Tal análise se mostra relevante para o controle e o planejamento operacional das organizações e, consequentemente, no melhoramento da saúde financeira por meio da utilização de técnicas e fórmulas usuais. O estudo de caso foi empreendido por meio da comparação do cálculo dos índices nos setes anos anteriores (2003-2009) e nos sete posteriores (2010-2016) à convergência integral das novas normas. A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, documental, quantitativa, longitudinal e descritiva. Por meio dos resultados obtidos, identificaram-se maiores impactos nos índices de Participação de Capital de Terceiros, Imobilização do Patrimônio Líquido e na Margem Líquida, os quais tiveram um desempenho desfavorável para a empresa. Além disso, o retrospecto do desempenho médio de cada indicador revelou uma piora em oito dos indicadores analisados.
Biografia do Autor
Luciana Maria da Silva, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Trabalhou no Núcleo de Cálculos e Perícias da Advocacia Geral da União (AGU), onde atuou como estagiária, entre os anos de 2015 a 2017.
Samara Lúcio de Medeiros, Estudante de Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Possui experiência profissional na área Fiscal e Contábil em escritório de contabilidade, de fevereiro de 2017 a maio de 2017, exercendo a função de estagiária.
Vitoria Aparecida Barros Fernandes, Estudante de Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Possui experiência profissional no setor contábil de um escritório de contabilidade, no período de janeiro de 2017 até o presente momento.
José Humberto do Nascimento Cruz, Mestre em Ciências Contábeis Pela Universidade de Brasília (UnB), atualmente é membro do GTCON (PE) e professor assistente da UEPB, Faculdade de Timbaúba e Faculdade Guararapes (FG). Também é contador da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Orçamento e Contabilidade Pública, Auditoria Governamental, Custos, Contabilidade Internacional e Gestão de RPPS.
Fonte: RBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário