quarta-feira, 11 de abril de 2018

A pesquisa em comunicação interna

As organizações devem investir esforços em sua comunicação interna por motivos diversos, por exemplo: integrar seu público aos objetivos do negócio, aproximar funcionários, colaboradores e gestores e viabilizar práticas de gestão de pessoas.

É preciso que a organização se preocupe tanto com o conteúdo quanto com o modo como este se estrutura, bem como com os valores expressos nas ações de comunicação interna. É importante que esses valores expressos, objetiva ou subjetivamente, estejam em sintonia com a cultura organizacional.

As ações de comunicação interna suportam o planejamento da empresa. No entanto, para que essa comunicação seja eficiente, precisa ser bem pensada e planejada, além de estar relacionada ao planejamento estratégico e às metas da organização.

O planejamento de comunicação interna deve estruturar as mensagens que serão veiculadas internamente a partir das necessidades do público-alvo. É importante mapear quais as expectativas desse público em relação à organização e ao conteúdo que será veiculado, propondo estratégias assertivas, coerentes e adequadas. Deve-se buscar o equilíbrio entre as necessidades de comunicação e as expectativas do público em questão.

Apesar de caber a cada organização encontrar a melhor forma de se planejar, a figura que segue detalha algumas etapas fundamentais em qualquer processo de planejamento.

Vamos focar no diagnóstico, a primeira etapa, mais especificamente na pesquisa de comunicação interna. É recomendado ouvir funcionários e colaboradores de todos os níveis para compreender as angústias, os anseios, as necessidades e, também, entender o relacionamento entre eles. A pesquisa de diagnóstico da comunicação interna deve considerar alguns pontos-chave, como:


Depois do diagnóstico realizado, é o momento de definir as possíveis soluções de comunicação, elaborar um plano de comunicação e, ao final do processo, avaliar os resultados.

PATRICIA ITALA FERREIRA
Concluiu em 1993 a graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, posteriormente, em 1997, tornou-se Mestre em Administração de Empresas pela mesma universidade. Há mais de 20 anos atua em projetos de consultoria em gestão de pessoas e educação corporativa. É professora da PUC-Rio, em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. É também tutora da FGV Online e da pós-graduação em Gestão da Educação a Distância na UFF e da pós graduação em educação empreendedora, uma parceria do Departamento de Educação da PUC Rio com o SEBRAE. Autora dos livros Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho (GEN | LTC, 2013), Atração e seleção de talentos (GEN | LTC, 2014), Gestão por competências (GEN | LTC, 2015) e Comunicação Empresarial (Atlas, 2016), em parceria com Gustavo Malheiros e do curso online Psicologia Aplicada à Administração (GEN | Atlas, 2018). Finalista do Prêmio Ser Humano da ABRH 2014 e ganhadora da premiação em 2015 e 2016 na categoria trabalhos acadêmicos.

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