No período de 24 a 28 de fevereiro, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), na condição de organismo membro, participou de uma série de reuniões na International Federation of Accountants (Ifac), em Nova York, Estados Unidos. A vice-presidente Técnica, Verônica Souto Maior, e a diretora executiva do CFC, Elys Tevania Carvalho, representaram o Conselho. A participação brasileira contou também com a presença de Ana María Elorrieta, membro do board da Ifac, por indicação do CFC.
A agenda teve início no dia 24 com o Fórum Estratégico dos Diretores Executivos da Federação Internacional de Contadores, entidade composta por 179 organizações da profissão contábil de 130 países.
Aberto pelo presidente da Ifac, Warren Allen, o evento discutiu questões fundamentais para a Ifac e para a profissão contábil em nível global. Com o tema “Olhando para o futuro”, o fórum abordou áreas temáticas como a influência que os membros da Federação podem ter em relação à agenda da cúpula do G-20; o papel da Ifac na definição de normas; e, propondo um exercício de planejamento, como devem ser enfrentados os desafios das organizações profissionais.
No dia 25, houve reunião do Council da Ifac – maior órgão deliberativo da entidade – para discussão e aprovação, pelos organismos membros, da reforma do estatuto e do regimento interno da Ifac. O Council homologou os dois documentos, com a aprovação de 109 organismos patrocinadores da Federação.
No mesmo dia, ocorreu no American Institute of Certified Public Accountants (AICPA) o encontro do “Big 5” – grupo de organizações profissionais das Américas – com a finalidade de discutir os objetivos da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC). Outras reuniões aconteceram no dia 26, visando à preparação para a reunião do board da Ifac, realizada nos dias 27 e 28.
Por Maristela Girotto
Fonte: CFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário