Tenho observado com grande frequência, proprietários, gerentes e chefes de departamentos de pequenas e médias empresas do varejo, reclamarem da enorme falta de mão-de-obra qualificada e a dificuldade de manter profissionais competentes em suas empresas. Listei 5 falhas que estão presentes na maioria dos casos:
Falta planejamento e método na gestão da empresa;
A grande maioria dos profissionais responsáveis por essas empresas não tem o cuidado de planejar os passos a serem seguidos na gestão da empresa, planejamento para uma boa contratação, para um integração que encha os olhos no novo colaborador, para o desenvolvimento e produção da equipe, e por fim, para que que o profissional permaneça na empresa, infelizmente ainda existe muito descaso ou falta de vontade de fazer acontecer, isso tem sido retribuído com empregos chatos com produtividade baixa e uma taxa de rotatividade elevada.
Falta de preparo dos gestores;
Grande parte dos proprietários de pequenas e médias empresas do varejo vieram muito de baixo, começaram em muitos casos trabalhando sozinho, com muito esforço e dedicação a empresa foi crescendo e contratando novos colaborados, o problema é que com o passar do tempo, não se prepararam para lidar com pessoas, e mantiveram a mesma forma de trabalho de quando a empresa iniciou, vieram gerentes e infelizmente também não foram preparados para conduzir a equipe;
Os treinamentos estão ineficazes por falta de estrutura;
Falta estrutura de treinamentos dentro da empresa, hoje os gestores estão muito dependentes de professores, palestrantes e profissionais da área para treinar a equipe, e por isso, é muito comum encontrar reclamações do tipo " não tem trazido resultados","a duração do efeito é curta", enfim, existem pelo menos 30 situações que o colaborador deve estar constantemente treinado, e isso só ocorrerá se proprietários, gerentes e chefes de departamentos assumirem a responsabilidade por se prepararem e treinarem suas equipe.
Falta qualidade de vida no ambiente de trabalho;
Muitos profissionais do varejo fogem de suas empresas porque não cuidados com devido respeito e dignidade, líderes autoritários e "sovinas" estão muito presentes todos os dias de "esforçando" para que o funcionário saia. Fachada em péssimo estado, banheiros e uniformes de condições de uso, empresas suja e desorganizada são algumas das maiores reclamações por parte de funcionários que pedem uma vida mais digna e valorizada em seus trabalhos.
Falta acompanhamento.
Quantas vezes você já chegou em uma empresa para falar com o proprietário ou gerente e ele não estava? Infelizmente a ausência do líder ainda é uma realidade nessas empresas, e líder ausente não faz acompanhamento, falta estruturação e avaliação nas tarefas do gestor, a verdade é que o colaboradores tem tempo para conhecer o líder, e nem sempre podemos dizer o mesmo dos líderes em relação aos colaboradores, ele sabem quando o líder determina uma tarefa e confere depois se foi executada no prazo e na qualidade.
por Júnior Cavalcante
Fonte: Administradores
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