Dar continuidade às atividades que realizamos em nossas vidas é o que determina o sucesso ou o fracasso do que desejamos concretizar. Apesar de sabermos da importância da continuidade, muitas vezes, por não ser colocada em prática, comprometemos os resultados positivos de uma pessoa ou de uma empresa. Por isso, para que possamos compreender melhor, proponho a reflexão das seguintes perguntas:
• Por que as pessoas têm tanta dificuldade de dar continuidade em algo que começaram mesmo sabendo da importância deste?
• Por que é importante dar continuidade em atividades que realizamos em nossa vida?
• Por que as pessoas de uma empresa têm tanta dificuldade de dar continuidade às tarefas e aos processos?
• O que você pode fazer para ser uma pessoa que trabalha de forma contínua, para obter melhores resultados e destaque em suas atividades?
Antes de responder a essas perguntas, é importante compreender o que vem a ser continuidade. Pesquisando, no Dicionário Aurélio, encontrei dois termos que traduzem meu pensamento sobre a palavra “continuar” e que possuem maior proximidade com este artigo, que significa “prosseguir sem interrupção e não parar”. No entanto, quais de nós conseguimos prosseguir sem interrupções e não parar, rumo aos objetivos que desejamos realizar? Pelo que tenho visto, são poucos com esse perfil, com certeza!
A dificuldade de dar continuidade está dentro de nós. Para ilustrar, tomemos como exemplo os planos que fazemos no início do ano como: emagrecer, fazer exercícios físicos, fazer um curso de idioma, ler mais livros, guardar dinheiro etc. Grande parte deles é iniciada e não concluída.
No início, estamos estimulados, e esses estímulos nos proporcionam uma grande motivação para realizarmos as atividades que nos ajudarão a alcançar esses objetivos. No entanto, o que ocorre com frequência é que a pessoa desiste quando encontra o primeiro obstáculo e, muitas vezes, este não está nas circunstâncias externas, e, sim, dentro de cada um de nós, quando deixamos fazer parte de nossas conquistas a preguiça e a rejeição de querer fazer.
Nas empresas, o fator continuidade é fundamental e fica evidente quando temos processos e tarefas a serem realizadas, que não poderiam falhar, mas por um motivo ou outro acabam fracassando, proporcionando um prejuízo imenso às empresas. Esse prejuízo é traduzido na falta de credibilidade do cliente em seu fornecedor e pela própria gestão da empresa.
Para muitas pessoas, essa característica da falta de comprometimento em dar continuidade não tem a menor importância, pois elas não estão buscando evolução e crescimento em suas vidas pessoais e profissionais e tanto faz começar, parar, não terminar e começar de novo.
Sinto em dizer-lhes que aqueles que têm esse tipo de pensamento dificilmente chegarão ao sucesso e se destacarão profissionalmente. Isto é, se continuarem trabalhando, pois essas pessoas não chegarão a lugar algum, pois ficam patinando na sua ignorância consciencial e só percebem que perderam tempo quando chegam ao final da vida.
Então, depois de vários estudos e aprendizados em minha vida profissional, destaco as boas práticas para aqueles que desejam ser assertivos e sempre agir de forma a proporcionar continuidade no que fazem:
• Definir um responsável e metas, quando se tratar de uma equipe;
• Acompanhar e direcionar o que deve ser realizado (gestor);
• Criar uma rotina de trabalho;
• Ter persistência;
• Não procrastinar;
• Controlar e concretizar as metas estabelecidas;
• Assumir a responsabilidade;
• Realinhar para melhorar e otimizar processo/atividade.
Para aquelas pessoas que já estão buscando ser melhores e trilhar o caminho da evolução pessoal e profissional, é bom ter em mente que a continuidade é um grande aliado nessa caminhada. Quem tem continuidade consegue realizar todas as coisas que deseja, tanto material como financeira e comportamental. Nada resiste à continuidade. Isso significa que aquele que exercita essa característica consegue tudo o que está ao seu alcance.
A continuidade deve estar presente em nossas vidas, seja nas tarefas mais corriqueiras, seja nas de maior amplitude, incluindo os relacionamentos. Quem tem continuidade obtém os melhores resultados e desfruta de um dos sentimentos mais gratificantes: o sentimento de satisfação e realização das suas próprias capacidades e habilidades.
Uma empresa que possui pessoas que trabalham sem dar continuidade aos processos e tarefas fica a cada dia apagando incêndios e não consegue prosperar, além de fazer que seus clientes percam a credibilidade quanto a sua competência em realizar serviços com qualidade e de forma pontual.
Lembrem-se: “só é duradouro o que se renova todos os dias”!
AMARILDO DE SOUZA NOGUEIRA
Consultor empresarial, Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Business and Management International Professional pela University of California (Irvine – EUA). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa pela FGV. É Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) e tem formação em Coaching Integrado Internacional pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Professor de cursos de graduação e MBA nas áreas de logística, administração e gestão de pessoas.
Fonte: Gennegociosegestao.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário