Este trabalho identificou os artefatos gerenciais utilizados pelas companhias da Grande João Pessoa (PB). Foram analisadas 32 empresas da região metropolitana como amostra da pesquisa, sendo aplicados questionários destinados a identificar a utilização de artefatos gerenciais. Utilizou-se a estatística descritiva para apurar os resultados, bem como o teste de correlação de Spearman visando à validação dos dados. Desse modo, foi possível verificar que as empresas empregam artefatos gerenciais para o processo decisório. Ademais, os resultados se mostraram concernentes no que diz respeito aos artefatos utilizados e enfoques dos relatórios gerenciais, por apresentarem características dos 1º e 2º estágios evolutivos da contabilidade gerencial. Os artefatos com maior destaque em utilização pelas empresas foram o orçamento e planejamento estratégico. Ainda foi possível, de acordo com os artefatos utilizados e enfoques dos relatórios gerenciais, classificar as empresas com características mais específicas do 1º e 2º estágio evolutivo, bem como classificar os artefatos utilizados pelas empresas em tradicionais e modernos. Nesse sentido, é importante mencionar que os relatórios gerenciais elaborados pelos contadores e gerentes contábeis concentram maior enfoque nos custos, controles financeiros e informações para controle e planejamento gerencial. Portanto, com base nas respostas dos responsáveis pelo setor contábil e gerencial, as empresas possuem influência dos artefatos gerenciais em relação ao alinhamento de suas estratégias, ou seja, os instrumentos da contabilidade gerencial são alinhados aos objetivos estratégicos para alcançarem as metas empresariais.
por Igor José Dantas Vasconcelos da Silva Especialista em Gestão e Auditoria Pública pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba – IESP (2015). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2014).
Wenner Glaucio Lopes Lucena Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2011) e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2004). Especialista em Controladoria pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (1998). Professor Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário