Com a internet, os consumidores passaram a pesquisar muito sobre o que vão comprar e ler mais sobre o assunto, com o objetivo de buscar a melhor solução para o seu problema. Em um contexto como esse, as empresas precisam se reinventar, e uma das formas mais eficientes de fazer isso é com o Inbound Marketing, uma metodologia inovadora para fazer marketing digital.
Neste post, nós vamos explicar o que é o Inbound Marketing e como ele pode ser uma estratégia para seu negócio ter mais resultados com menos custos. Acompanhe:
Entenda o conceito de Inbound Marketing
Diferente do marketing tradicional, que interrompe o que a pessoa está fazendo para exibir publicidade e vender produtos e serviços, o Inbound Marketing trabalha com a permissão do usuário, já que é ele que escolhe que tipo de conteúdo quer consumir.
Por que investir em Inbound Marketing?
Existem diversos motivos para investir em Inbound Marketing, mas o principal deles é: com essa metodologia é possível ter melhores resultados com um investimento menor. Segundo sites especializados, o Inbound Marketing tem um custo 62% mais baixo que o outbound (o marketing tradicional) e, ainda por cima, produz um retorno sobre o investimento em média 275% maior.
A estratégia de Inbound se baseia em criar conteúdos que podem ser encontrados por buscadores como o Google — por falar nisso, vale ressaltar que cerca de 70% dos usuários têm maior propensão de clicar em links orgânicos em vez dos anúncios pagos que aparecem nos resultados de busca.
Empresas que investem em qualidade e relevância nos conteúdos dos blogs de suas empresas conseguem adquirir até 55% mais tráfego. Mais links, mais tráfego, mais resultado e menos custo: bons motivos para investir em Inbound Marketing.
Como fazer Inbound Marketing?
Como qualquer metodologia de marketing digital, para fazer Inbound não basta simplesmente criar conteúdo e sair divulgando. Existe um processo que precisa ser seguido para que a estratégia faça sentido.
Atrair visitantes
O primeiro passo de uma estratégia de Inbound Marketing consiste em executar iniciativas que tragam visitantes para o site da sua empresa. Para isso, o ideal é investir nas boas práticas de SEO — a otimização do site e dos textos para os mecanismos de busca — ao mesmo tempo em que é feita a implementação de um blog, que, por sinal, é a forma mais eficiente de atrair tráfego.
Lembrando sempre que o conteúdo do blog deve ser pensado com foco na otimização para busca.
Gerar e nutrir leads
Depois que o visitante chega ao seu site, é preciso ter ofertas de conteúdo útil e relevante que chamem a atenção do usuário e o estimulem à conversão. Normalmente, falamos na conversão com relação às vendas, mas, nesse caso, estamos abordando a geração de leads — pessoas interessadas em saber mais sobre sua empresa e seus produtos/serviços.
A troca geralmente é: a empresa oferece um conteúdo rico e o usuário fornece informações pessoais, como e-mail, telefone, etc., entrando para a sua base de contatos. Existem diversos tipos de conteúdos ricos para essa estratégia, mas os mais comuns são e-books, infográficos e whitepapers. Trocando em miúdos: materiais para download.
O funil de vendas e o fechamento
Nessa hora, o lead vai entrar no seu funil de vendas, processo em que você acompanha seu possível cliente desde o momento em que ele conhece a sua empresa até a efetivação de uma compra. Desta forma, o objetivo é nutri-lo com conteúdo em etapas e com um planejamento prévio de que tipo de material oferecer em cada momento, para que ele vá ficando cada vez mais informado e seguro para tomar uma decisão, o que o aproxima do momento de fechamento. É só nessa hora que sua equipe de vendas entra em contato para finalizar o negócio.
Esse fluxo reduz muito o custo das vendas, já que seu time fará contato apenas com aqueles leads com maior propensão à compra.
O Inbound Marketing é a estratégia que vai trazer mais resultados para sua empresa, se você seguir o processo e conseguir gerar conteúdos relevantes para sua audiência.
Fonte: Sage
Nenhum comentário:
Postar um comentário