Conheça os três métodos mais comuns para avaliação do valor de mercado de uma empresa:
Método 1: Contábil
É baseado nos documentos contábeis da empresa, isto é, o valor dos ativos tangíveis registrados de acordo com seu custo de produção e aquisição.
- Simplicidade
- Método mais fácil de ser realizado
Desvantagens:
- Não leva em conta os ativos intangíveis (marca, patentes, etc.)
- Leva em conta o custo de aquisição e produção, que tende a ser inferior ao valor de mercado, muitas vezes.
Método 2: Avaliação por Múltiplos:
É obtido pela comparação de indicadores da empresa com outras empresas preferencialmente do mesmo segmento / porte que tenham valor de mercado conhecido. Por exemplo, se uma loja vale 10 vezes o valor de seu faturamento mensal, aplicando-se o método, outra loja semelhante espera-se que tenha a mesma relação.
Vantagens:
- Método simples e intuitivo
- Utiliza-se indicadores conhecidos, por exemplo: vendas, lucro, faturamento.
- Método rápido para se obter um valor base.
Desvantagens:
- Conceitualmente é um método frágil.
- Necessita de empresas homogêneas ou comparáveis.
Método 3: FDC – Fluxo de Caixa Descontado:
É calculado através da expectativa de fluxo de caixa futuro que poderá ser gerado pela empresa. Ao avaliar uma empresa por esse método, inclui-se as variáveis mercado, concorrentes, vendas, preços, eficiência operacional, custos, políticas, etc.
Vantagens:
- Método mais robusto / consistente (porém não é infalível).
- Avalia tanto os ativos tangíveis quanto intangíveis.
Desvantagens:
- Complexidade
- Dificuldade de se estabelecer uma taxa de desconto real.
Infográfico: Vantagens e Desvantagens de Cada Método de Avaliação:
Fonte: Afixcode.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário