Os contadores que pretendem entrar para o Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade para atuação nas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), já podem se preparar. Esta é a primeira prova exclusiva a ser aplicada para os profissionais que pretendem atuar como auditores na CVM.
Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Nelson Zafra, “a prova de Qualificação Técnica Geral (QTG) agora terá como foco a comprovação de conhecimento das Normas de Auditoria e assegurará aos aprovados o ingresso no CNAI. Para manutenção do registro será exigido dos profissionais o cumprimento do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). A expectativa é que o mercado reconheça e priorize a contratação de auditores registrados no CNAI, para atuação na auditoria dos segmentos não regulados”.
As inscrições para o certame terão início no dia 16 de maio e encerram-se no dia 30 de junho. Além da prova exclusiva para a CVM o edital traz, também, como novidade, o número de 50 questões objetivas para a prova de Qualificação Técnica Geral e duas questões dissertativas. Já para as provas específicas serão aplicadas 25 questões objetivas e duas questões dissertativas.
Para a prova de Qualificação Técnicas Geral, que acontece no dia 22 de agosto, serão exigidos os conhecimentos de Legislação Profissional; Ética Profissional; Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnicas e Profissionais, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade; Legislação Societária e Língua Portuguesa Aplicada.
Já para atuação na CVM, os candidatos precisam ter o domínio de Legislação Societária, Legislação e normas aplicáveis às instituições reguladas pela CVM, e língua portuguesa. As provas serão aplicadas no dia 23 de agosto.
Para o BCB, o candidato a auditor precisa estudar Legislação e normas aplicáveis pelo BCB, conhecimentos de operações de instituições autorizadas pelo BCB e língua portuguesa. O certame será aplicado no dia 24 de agosto.
Os interessados em realizar a prova da Susep, no dia 25 de agosto, devem conhecer a Legislação e normas aplicáveis à Susep, Contabilidade aplicada às instituições supervisionadas pela Susep, Conhecimentos e operações de sociedades supervisionadas pela superintendência e língua portuguesa aplicada.
Os gabaritos preliminares das questões objetivas serão divulgados no portal do CFC até 15 dias após a data de realização da última prova. Ainda, de acordo com o edital, será considerado aprovado o candidato que alcançar, no mínimo, 60% dos pontos das questões objetivas e 60% dos pontos das questões dissertativas. A taxa de inscrição é de R$ 150 (cento e cinquenta reais), para cada prova, e podem ser efetuadas no endereço www.cfc.org.br.
Fonte: CFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário