Valuation é o termo para “Avaliação de Empresas” ou “Avaliação de Negócios”, é o processo de estimar quanto uma empresa vale, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento em suas ações.
Existem diversas metodologias para a avaliação, sendo que a mais comum e aceita pelo mercado é a metodologia de cálculo através do fluxo de caixa descontado (FDC). Entretanto, vale ressaltar que não existem avaliações 100% precisas, embora a metodologia seja amparada por pesquisas e estimativas, há o fator do imponderável que é impossível de ser previsto, principalmente atualmente quando as coisas mudam com uma velocidade espantosa.
Valor é uma medida subjetiva do montante referente à utilidade ou benefício que obtemos ao usufruir um determinado bem ou serviço (tangível ou intangível).
Custo é montante monetário despendido no processo de produção ou aquisição de um bem ou serviço.
Preço, no sentido inverso de custo, é o montante recebido pelo vendedor de um bem ou serviço.
A Importância do Valuation
O custo e o preço de um bem podem ser maiores ou menores que o “valor” que atribuímos ao bem. Daí a importância do Valuation, que visa compreender o valor real de um negócio, fundamental para qualquer investimento de compra ou venda de participação.
Além disso, conhecendo esse valor é possível explorar os aspectos que valorizam a empresa ou que fazem valer menos, trabalhando essas deficiências ao longo do tempo.
Motivos para se fazer o Valuation:
- Compra ou venda de participação de um negócio ou empresa.
- Fusões / Joint Ventures
- Indicador estratégico / avaliação dos intangíveis (marca, capital intelectual)
Fonte: Afixcode.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário