Um ano se passou desde a publicação do Artigo Contabilidade Criativa ou do Crime Organizado e podemos perceber pouco avanço a respeito!
Vimos na mídia tratando rascunhos como sendo “Contabilidade” – escrevi sobre o assunto e até o momento não percebemos nossa Classe Contábil unida e se manifestando de forma mais objetiva a respeito.
Vejamos:
Fonte: http://oglobo.globo.com/brasil/aecio-chama-ajuste-fiscal-de-joaquim-levy-de-contabilista-16217897
“é extremamente rudimentar, de um contabilista, que se baseia só na questão fiscal e esquece que as pessoas se levantam todos os dias e precisam comer e ir trabalhar”.
Neste caso o CFC publicou uma Nota de Repúdio:
Fonte: http://portalcfc.org.br/noticia.php?new=21235
Por sua vez o Senador Aécio Neves, através do chefe de gabinete enviou apenas um “e-mail” em resposta à NOTA DE REPÚDIO.
Fonte: http://www.portalcfc.org.br/noticia.php?new=21266
Sinceramente, eu achei um absurdo! Apenas um e-mail está ótimo, assinado pelo chefe de gabinete. Mas como não temos Representantes no Congresso Nacional, não podemos exigir muito!!!
2. Novamente nossos trabalhos são questionados, ou até mesmo utilizados em uma defesa de mais um Réu na Operação “Lava Jato”
Quem assistiu o Jornal da Record recentemente, percebeu o desrespeito para com os Contadores ou até mesmo com as CIÊNCIAS CONTÁBEIS, como segue:
- Marqueteiro do PT diz que usava contas secretas no exterior mas nega ter recebido propina:
Segundo o Jornal, o Marqueteiro João Santana disse: “que foi um erro de Contabilidade!”
Já o Advogado de Defesa, Fábio Tofic Simantob: “O João não sabe disso! O João é um criador! O João não trabalha com questão financeira, questão bancária…”
Fonte: http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/marqueteiro-do-pt-diz-que-usava-contas-secretas-no-exterior-mas-nega-ter-recebido-propina-25022016
- Polícia encontra indícios que marqueteiro do PT recebeu no Brasil dinheiro de empreiteira:
Vejamos o que dizem os Advogados Tributaristas contratados pelo marqueteiro.
Segundo Igor Nascimento de Souza: “A empresa cresceu, o faturamento da empresa aumentou, mas o que aconteceu com as obrigações contábeis dela, foi que ela continuou aquela empresa gerenciada, empresa familiar e que tem uma contabilidade bastante rudimentar…”
Fonte: http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/policia-encontra-indicios-que-marqueteiro-do-pt-recebeu-no-brasil-dinheiro-de-empreiteira-26022016
Novamente, vemos a palavra rudimentar!
Agora pergunto, se a contabilidade é rudimentar, não existiu uma fiscalização do Órgão responsável da Classe Contábil?
E olha que estamos falando de “faturamento” de no mínimo R$ 24.200.000,00 (Vinte e Quatro Milhões e Duzentos Mil reais) por ano. Neste valor vultuoso estão somente os pagamentos efetuados.
Quem não queria ter ou ser o profissional contábil de uma empresa familiar com um faturamento como este?
3) “Contabilidade paralela”, foi este o termo que infelizmente a Mídia utilizou para“nomear” as Planilhas da Odebrecht encontradas na 26ª fase da Operação Lava Jato:
Vejamos as reportagens:
- Lava Jato tem mais uma etapa com a Odebrecht como principal alvo
- Odebrecht tinha setor só para pagar propinas em obras, diz investigação
- Planilhas da Odebrecht trazem codinomes e valores ‘vultosos’, diz PF
- Em delação, ex-funcionária detalha pagamentos paralelos da Odebrecht
- MPF diz que Odebrecht tinha ‘estrutura profissional’ de propinas
4) E por fim, recebido de um amigo Contador, na data de hoje:
“ Fazendo a contabilidade de várias de cem, vamo lá vai…”
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=8Se6iRFFl90
http://www.vagalume.com.br/mc-rodolfinho/contabilidade.html
No mínimo preocupante o desrespeito com as Ciências Contábeis e com todos os profissionais da Área!
O que será que está faltando para que nossa Classe Contábil seja mais valorizada e respeitada perante toda a Sociedade? Quem sabe um “criador” como o João Santana? Creio que não!
por Fernando Alves Martins - Contador. Graduado em Ciências Contábeis pela UNESPAR/FECEA – Apucarana/PR. Pós-Graduado em Gestão Financeira, Contábil e Auditoria pela INBRAPE/FECEA – Apucarana/PR e Direito Previdenciário pela Damásio Educacional S/A. – Unidade Apucarana/PR. Contador na empresa Bortolloti Ind. e Com. de Móveis Ltda. (HB Móveis). Estando entre os 05 (Cinco) inscritos e aprovados para ocupa 02 (duas) cadeiras na Academia de Ciências Contábeis do Estado do Paraná (ACCPR) no ano de 2015.
Fonte: Boletim Contábil
Nenhum comentário:
Postar um comentário