No último Enescon (Encontro dos Empresários de Serviços Contábeis de Santa Catarina), realizado na cidade de Blumenau, deparamo-nos com os novos desafios presentes no cotidiano dos escritórios de contabilidade, que agora não são mais vistos simplesmente como “escritórios” e sim como “empresas de contabilidade”, alcançando uma dimensão maior e de respeito perante o cliente e a sociedade como um todo.
Nós contadores estamos em fase de transição, do papel para o mundo digital, em consequência da evolução das empresas e também pela imposição do governo diante da criação do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), seja ele Fiscal, Contábil ou Trabalhista. Entretanto, toda essa mudança que está ocorrendo é um risco ou uma oportunidade que ainda não enxergamos? No Enescon pudemos perceber que a evolução da profissão contábil está diretamente ligada à informática e aos sistemas, resultando na melhoria do fluxo de informações e otimização de processos.
Temos a dimensão dos serviços que podemos oferecer em todo o país, via internet - focando nos clientes que desejamos ter – localizando-os através de ferramentas de baixo custo de investimento, como os mecanismos de busca Google ou Facebook. Durante o evento, em um estudo de caso, foi demonstrado que é possível se especializar em clientes de um segmento específico, tais como advocacia ou clínica odontológica, atendendo todo o Brasil e executando serviços com qualidade, ética e seriedade.
Assunto também debatido no encontro é a postura do Profissional da Contabilidade diante da negociação de honorários junto a seus clientes. Precisamos nos preparar antes de repassar nossos preços, pesquisar, conhecer nosso usuário, e o mais importante, saber escolher o momento certo para informar os preços praticados, e quando necessário, saber argumentar o motivo pelo qual os valores repassados são justos e coerentes com o que está sendo ofertado.
Reclamamos que não somos valorizados, mas afinal a iniciativa de valorização não deve partir de nós profissionais? Como seremos reconhecidos se nós mesmos não nos preparamos para a negociação? Conhecemos tudo de contabilidade, entretanto falhamos nas técnicas básicas de negociação e persuasão.
Diante de todo este cenário de transformação precisamos estar mais próximos de nossos clientes, conhecendo suas rotinas, seus processos, interagindo de forma simples e dinâmica. Seremos admirados e reconhecidos, mas à medida que mostrarmos nossas virtudes e qualidades, que são desenvolvidas com riqueza de detalhes através do mundo das Ciências Contábeis.
Patrick Fontana Nandi - Contador e Diretor de Legislação do Sescon/SC
Fonte: Portal Contábil SC
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