Assistindo o Jornal da Record do dia 29/06/2016, uma reportagem me chamou a atenção:
“Quadrilha de tráfico de drogas e armas é presa no interior de São Paulo”
Fonte: http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/quadrilha-de-trafico-de-drogas-e-armas-e-presa-no-interior-de-sao-paulo-29062016
A imagem acima e a expressão dada a este rascunho/anotação: “Os investigadores encontraram uma espécie de Contabilidade do Crime”.
Façamos um teste! Acessem o GOOGLE e digite a frase “contabilidade do tráfico”. Já possui até imagens de rascunhos relacionando a CONTABILIDADE.
Em 2015 escrevia meu primeiro artigo sobre o desrespeito com as tratativas dada as Ciências Contábeis “Contabilidade” Criativa?
Um ano se passou, escrevi o segundo artigo Mais Respeito com as Ciências Contábeis e Nossos Profissionais!
Como entristece ouvirmos a Mídia, por desconhecimento talvez, vir desvirtuando as Ciências Contábeis!
Entristece mais ainda, não percebermos uma ação afetiva de nossos representantes, seja os Conselhos; Sindicatos; Federações; Academia Brasileira de Ciências Contábeis; Academia de Ciências Contábeis de todos os Estados; Associações Contábeis; entre outros.
Mas também fico animado, pois vejo que lá em 2015 escrevia que “Uma andorinha só não faz verão”, e hoje vejo que já não estou sozinho nessa causa, pois já encontramos belos artigos publicados:
- Contabilidade da Propina: Como assim?! (http://www.contabeis.com.br/artigos/3341/contabilidade-da-propina-como-assim/)
- O que é ser Contador (http://www.jornalcontabil.com.br/?p=7298)
Profissionais Contábeis; Contadores; Contabilistas; Consultores; Professores; Palestrantes; Mestres e Doutores Contábeis; Universidades; Faculdades; Empresas de Consultoria; Desenvolvedores de Sistemas Contábeis; Sites, Portais, Blogs, Fórum; Amantes e Defensores da CONTABILIDADE, vamos nos unir e fazer como o exemplo do Srº. Sergio Fernandes Junior em seu belíssimo Artigo Contabilidade da Propina: Como assim?!:
Por fim, se os órgãos não se atentam a isto, restam aos bravos contadores que labutam diariamente nas suas próprias obrigações, sempre que possível, bradarem contra este tipo de associação, ainda que involuntária, da nossa tão amada contabilidade com qualquer prática criminosa ou ilegal. Atualmente é muito simples fazer contato com repórteres, colunistas e redatores, geralmente seus emails estão disponíveis na própria assinatura da matéria, e sempre existem meios de comunicação viáveis, quem sabe uma mera correspondência sugerindo um novo enfoque ou terminologia não seja o suficiente, ainda que de pouco em pouco, mudar este tipo de emprego do termo “contabilidade”?
E para encerrar, voltemos novamente lá em 2015 – A nova Contabilidade: “Contabilidade Criativa ou Contabilidade do Crime Organizado”:
Assim como ocorreu há um tempo com as manifestações dos médicos referente ao termo utilizado pela Mídia “corria risco de vida”, quero também como nosso colega Ismail Pereira Barbosa (Espaço do Contabilista FOLHA DO CRCPR – Ano 14 – fev/2014 – Edição nº. 75), ver a Mídia dizer simplesmente “controle do tráfico”; “anotações do tráfico”; “roubo criativo”; “jeitinho criativo” e jamais afirmar que isso é Contabilidade.
por Fernando Alves Martins é Contador. Graduado em Ciências Contábeis pela UNESPAR/FECEA – Apucarana/PR. Pós-Graduado em Gestão Financeira, Contábil e Auditoria pela INBRAPE/FECEA – Apucarana/PR e Direito Previdenciário pela Damásio Educacional S/A. – Unidade Apucarana/PR. Contador na empresa Bortolloti Ind. e Com. de Móveis Ltda. (HB Móveis). Estando entre os 05 (Cinco) inscritos e aprovados para ocupar 02 (duas) cadeiras na Academia de Ciências Contábeis do Estado do Paraná (ACCPR) no ano de 2015.
Fonte: Boletim contábil
Nenhum comentário:
Postar um comentário