No ambiente empresarial atual, marcado pelas rápidas e constantes mudanças, a valorização crescente das competências, quer técnicas quer não-técnicas, exigidas aos profissionais de contabilidade, faz refletir sobre como seguir novos caminhos no ensino da contabilidade conducentes a uma diferente preparação para a prática profissional. A simulação empresarial surge como metodologia de ensino-aprendizagem que visa a aproximação dos estudantes à realidade empresarial, promovendo um conjunto de competências fundamentais para o exercício da atividade profissional.
É neste âmbito que se enquadra o presente trabalho que tem como objetivo geral averiguar como a frequência da Simulação Empresarial contribui para o desenvolvimento de competências que concorram para uma formação completa dos estudantes que a frequentam.
As principais conclusões deste estudo permitem referir que as cinco competências mais valorizadas pelos estudantes inquiridos foram a capacidade para trabalhar em grupo, a responsabilidade, a assiduidade e pontualidade, a interação com os outros e a capacidade de trabalhar sob pressão.
Com esta investigação verificou-se também que não são apenas os conhecimentos e as competências técnicas que assumem relevância na avaliação de um candidato, sendo que as competências transversais assumem uma importância significativa, principalmente atendendo ao ambiente empresarial atual.
Texto completo: Clique aqui
por Ana Covas, António Andrade
Fonte: OTOC
Nenhum comentário:
Postar um comentário