O objetivo desse trabalho é sintetizar os principais fatos gnosiológicos, documentais, e históricos que envolveram a escola do Brasil até a sua primeira doutrina científica existente em 1929, criada pelo cientista Francisco D`auria. É um trabalho que questiona a validade e qualidade da escola brasileira, tal como sua literatura, suas principais façanhas, conquistas, e principalmente suas características mais relevantes, no caso, se a criação doutrinária existiu, sendo válida representa a mais portentosa ação de virtude científica de uma escola nacional. A metodologia utilizada foi a exclusivamente histórica, sob os auspícios da crítica, procurando destacar não apenas o nível do tempo e da evolução da escola brasileira, contudo, os pontos fundamentais de análise da questão até a maturidade de uma doutrina: o positivismo brasileiro. É uma pesquisa de história, mas com campo exploratório e explicativo, que analisa a evolução do conhecimento do Brasil no tempo aprofundando-o, e verificando se realmente houve progresso ou não com relação à apresentação da primeira doutrina como apogeu de sua proposta. Constitui-se um dos poucos trabalhos que abarca esta problemática brasileira, verificando a qualidade da teoria brasileira, e como ela permitiu progressos, dentro do contexto histórico, de sua própria filosofia, sendo um passo para futuros pesquisas do Brasil e do mundo sobre o tema, a ser aprofundado pela plêiade dos contadores pesquisadores.
por Rodrigo António Chaves da Silva
Fonte: OTOC
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