quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Saiba a diferença entre chefiar e liderar

A falta de qualificação da mão de obra no Brasil é muito mais séria do que imaginávamos. Não bastassem todas as previsões indicando a falta de líderes nas empresas, venho conduzindo há cinco anos um estudo aprofundado sobre o tema e o resultado é alarmante. Em minhas pesquisas, a cada 10 pessoas que alcançaram um cargo de chefia (supervisão, coordenação, chefia de setor, gerência e diretoria) no Brasil, menos de duas são consideradas Líderes por sua equipe e pela própria empresa. Isso mesmo, somente duas! Preocupante não? Saiba a diferença entre chefiar e liderar:

Diferença entre chefiar e liderar

Veja no gráfico a seguir que apenas 18% (5% + 13%) das pessoas que tem subordinados alcançaram o estágio de Liderança, o que é um número preocupante. Ao mesmo tempo, 49% das pessoas, isto é, praticamente metade dos participantes avaliou-se no estágio de chefia.


Este número é impressionante e reforça o grande compromisso que as empresas devem assumir na formação de seus Líderes com métodos modernos ao invés de ficar vendo “a banda passar”.

Faz-se importante também a identificação dos itens que foram declarados como pontos altos e baixos conforme as notas atribuídas pelos participantes da pesquisa. Os 5 principais pontos fracos em ordem de importância, na qual a número 1 é a mais alta, foram delegar tarefas mais especiais para os colaboradores, ajudá-los a adquirir o sentimento de pertencimento, convencê-los, despertar nos subordinados o senso de empreendedorismo e prepará-los para a sucessão.


Sem dúvida alguma o ato de liderar sempre apresentará maiores resultados do que chefiar, contudo, devemos nos conscientizar de que teremos que trabalhar duro para transformar chefes em Líderes. É um caminho sem volta, pois quando alguém que possui subordinados chega ao estágio de Liderança, consegue saborear os benefícios de conduzir e influenciar equipes de forma muito natural, espontânea e com mais resultados.

Desejo que o artigo seja útil para o seu sucesso pessoal e profissional. Nunca se esqueça de que nada se constrói sem conhecimento sólido guiado pelo domínio de métodos estruturados.

Boa sorte!

ROBERTO MADRUGA
Referência nacional como Consultor, Coach, Palestrante e Escritor premiado, reconhecido por sua multidisciplinaridade, experiência prática e criação de métodos estruturados com foco em resultados. Mestre em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Educação, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade, Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes, Coach Executivo e Coach de Carreira certificado pela ICI – International Association of Coaching Institute. Professor dos MBAs da FGV, PUC, UFRJ e IBMEC. Diretor de Consultoria e Educacional da ConQuist com projetos desenvolvidos para mais de 200 empresas no Brasil e exterior.

Fonte: https://www.conquist.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário