segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Primeiro Debate CRCSC do ano esclarece mudanças na DIRF, DMED e DIMOB

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) realizou na tarde da última sexta-feira, dia 8, no Plenário do Conselho, o primeiro Debate CRCSC do ano, que trouxe as últimas atualizações na Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF), na Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED) e na Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB). Ministrado pelo instrutor Neri Müller, o evento foi transmitido pelo canal do Conselho no Youtube e teve a participação dos internautas, que puderam ter suas dúvidas respondidas. Mais de 50 pessoas estiveram presentes na sede do Conselho, e outras 120 acompanharam de forma online. O vídeo estará disponível em breve no link  www.youtube.com/eventoscrcsc.

Entre os tópicos abordados, o palestrante explicou sobre as atualizações no Programa Base e a obrigatoriedade de apresentação da DIRF 2019, além de instruções para o cruzamento das informações enviadas para a Receita Federal. “É sempre importante se atualizar sobre as questões do nosso dia a dia profissional. Essas três obrigações tratam respectivamente, sobre os rendimentos auferidos, os gastos médicos e as declarações imobiliárias, que posteriormente irão contribuir  para que as pessoas físicas cumpram suas obrigações com a Receita Federal, entre março e abril de 2019.”

Sobre a DIMOB, Müller explicou detalhes do prazo de entrega, recebimentos e sobre as empresas que não realizaram operações imobiliárias no ano-calendário de referência. No caso da DMED, foram apresentados dados sobre o prazo de entrega e prestação de informações nos casos de reembolso de despesa médica. “A DMED trouxe mais transparência nas declarações dos serviços médicos das pessoas físicas”, argumenta.

A inscrição do evento foi a doação de um kit de higiene, que será repassado para entidades assistenciais. De acordo com o presidente do CRCSC, Marcello Alexandre Seemann, o debate cumpre uma das missões do Conselho. “Aqui é a casa do contador catarinense, nossa obrigação é criar oportunidades de capacitação e atualização dos profissionais e colaborar com a melhoria da sociedade”, encerra.

Sobre o palestrante

Graduado em Ciências Contábeis e mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Müller é sócio-diretor das empresas News Contabilidade e Assessoria e Learned Consultores Associados. Possui ampla experiência na legislação e experiência nas áreas de planejamento tributário, substituição tributária do ICMS, retenções de tributos federais e municipais, Imposto de Renda Pessoa Física e demais obrigações federais e estaduais.

Fonte: CRC/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário