segunda-feira, 4 de abril de 2016

04/04 Uso da Análise Hierárquica (AHP) para identificação da preferência de peritos-contadores quanto ao método de avaliação de sociedades em perícias contábeis

Este artigo teve como objetivo evidenciar quais são as preferências dos peritos-contadores quanto à escolha do método de avaliação de sociedades em perícias contábeis, como também os principais critérios, quantificados com base em método multicriterial, denominado Método de Análise Hierárquica (AHP). Abordou-se no referencial teórico a relação entre a perícia contábil e a avaliação de sociedades, na qual o procedimento pericial é denominado como apuração de haveres. Foram apresentados os principais métodos de avaliação de empresas e o Balanço de Determinação, que é um procedimento determinado pelo judiciário brasileiro que evidencia os ativos a valor de mercado, os passivos a valor presente e o goodwill. O uso do AHP mostrou-se apto para a pesquisa, evidenciando a preferência dos peritos-contadores pelo Balanço de Determinação com Fluxo de Caixa Descontado (ABDFC), com 62,66%. Dentre os critérios estabelecidos para a escolha do método de avaliação de sociedades, a continuidade foi o que obteve maior percentual com 46,13%.

Texto completo: Clique aqui

por Claudio Roberto Caríssimo - Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professor e pesquisador na Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha. 

Marcia Athayde Moreira - Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade São Paulo (USP) e Professora do Programa em Administração da Universidade da Amazônia. 

Martinho Maurício - Gomes de Ornelas Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade São Paulo (USP) e Sócio da Ornelas & Associados Perícia Contábil e Arbitragem S/S Ltda.

Jersone Tasso Moreira Silva - Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa e Professor e pesquisador da Universidade Fumec

Nenhum comentário:

Postar um comentário