Este artigo objetiva analisar como são apresentadas as informações textuais relativas aos resultados das empresas contidos nos Relatórios de Administração em períodos alternados de lucro e prejuízo. A fundamentação teórica foi pautada na teoria da agência e o gerenciamento de impressões. Adotou-se uma metodologia quali-quanti e a análise dos dados foi realizada por meio de testes estatísticos de comparação entre as médias das informações coletadas por meio da análise de conteúdo. Foram analisados Relatórios de Administração de 30 empresas listadas na BM&FBovespa - que apresentaram lucro no ano de 2009 e prejuízo em 2010. As principais evidências encontradas na análise dos relatórios foram: i) diferença na quantidade de linhas e palavras no período de lucro para o de prejuízo; ii) em período de prejuízo é reduzida a ocorrência de termos que expressam esse resultado e aumento de destaque nos termos Ebitda e margem bruta; e iii) há indícios de desvio da atenção dos usuários dos resultados para outros indicadores por meio da seleção e repetição de termos financeiros, com redução na exposição dos resultados negativos e aumento dos indicadores positivos. Esses resultados apontam para um ambiente que reflete os problemas de assimetria informacional e que órgãos reguladores devem desenvolver políticas para monitorar a discricionariedade sobre as Demonstrações Financeiras que possam prejudicar os agentes do mercado.
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por Luiz Henrique Fernandes Vargas, José Elias Feres de Almeida, Elizeu Maria Júnior
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