As empresas, devido à dinâmica de negócios e à pressão de resultados financeiros (caixa), dão grande ênfase aos relatórios advindos da contabilidade. Porém, cabe questionar se, de fato, tais relatórios, bem como a escrituração contábil em si, realmente registram todos os fatos importantes do patrimônio e período analisado.
Sugere-se que tais balanços, periodicamente, sejam revisados por auditoria.
A auditoria contábil é um conjunto de atividades técnicas e procedimentos, exercidas de forma sistematizada numa entidade, compreendendo a avaliação e exame dos procedimentos e das operações praticadas, com vistas a apurar a exatidão dos registros contábeis e a realidade das operações, e sobre estes emitir uma opinião.
O principal objetivo da Auditoria Contábil consiste em verificar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas.
Os procedimentos de auditoria correspondem a um conjunto de técnicas que o auditor utiliza para colher as evidências sobre as informações das demonstrações contábeis, abrangendo contagem física, confirmação de dados com terceiros (circularização), conferência de cálculos e inspeção de documentos.
Fonte: Destaques Empresariais
Nenhum comentário:
Postar um comentário