“Quem é o meu consumidor?”. Essa é a primeira vez que você se faz essa pergunta? Então este texto é para você. Conhecer os seus clientes é uma tarefa fundamental para desenvolver melhores estratégias de marketing e de prospecção. Além disso, é um ótimo caminho para aprimorar os próprios serviços prestados e a qualidade dos produtos oferecidos. O assunto é tão importante que existem muitas empresas focadas apenas em desenvolver estudos sobre o comportamento do consumidor.
Muitos gestores, no entanto, sequer sabem qual é o perfil dos seus clientes habituais. Não conhecem suas aspirações, necessidades, entre outras informações fundamentais para a manutenção da clientela. Se não conhecem os seus clientes atuais, prospectar, então, é algo impensável. E o pior de tudo é que, atualmente, o comportamento do consumidor está cada vez mais dinâmico!
Como me aproximar dos clientes?
Antes de pensar em apostar em qualquer veiculação de publicidade ou estratégia de marketing, é preciso entender como pensa o seu consumidor. É preciso saber quais espaços frequenta, como ele toma a decisão de adquirir ou não um produto ou serviço, e até mesmo quais são os seus gostos pessoais.
Não adianta apostar em folders, por exemplo, se o seu público é majoritariamente jovem, ligado às redes sociais. Por outro lado, investir em uma abordagem mais “descolada” pode ser algo muito infrutífero se o seu público é mais maduro. Sem conhecer o outro lado, é como se duas pessoas falassem idiomas diferentes.
O que melhorar no meu produto ou serviço?
Provavelmente, você não descobriu essa resposta, pois ainda não sabe o que o seu público quer. Diariamente podemos perceber uma série de manifestações do consumidor frente aos nossos serviços ou produtos, desde críticas negativas, elogios e sugestões. Tudo isso mostra uma postura do cliente diante da nossa empresa e, portanto, é preciso estar sempre atento.
Como conhecer os meus clientes?
Essa é uma pergunta realmente abrangente, pois podemos falar em um conhecimento restrito ou amplo. Afinal, o seu público não é somente a sua carteira de clientes (visão restrita), mas sim todos os clientes em potencial que existem no mercado, ou seja, o seu público-alvo (visão ampla).
Para conhecer melhor os clientes que já fazem negócios com você, é muito importante contar com canais de suporte, ouvidorias, realizar pesquisas, ou seja, contar com meios de contato direto para sugestões, reclamações ou elogios. Além disso, muitos já se utilizam das redes sociais para sentir a reação do público às ações da empresa — que vão desde as ações de marketing até o lançamento de um novo serviço ou produto. Para medir tudo isso, o uso de indicadores chave de desempenho são indispensáveis.
Do ponto de vista macro, o trabalho é intelectual. Muitas empresas oferecem serviços destinados exclusivamente ao estudo do comportamento de determinado nicho de consumidores para que as empresas consigam pautar suas ações com mais precisão. Além disso, inúmeros livros são escritos sobre esse tema e, portanto, é preciso acompanhar esses pensadores — sim, o gestor também tem que pensar fora da caixa.
O que fazer a seguir?
O empreendedor quer ver a empresa crescer, manter-se em atividade e marcar uma presença cada vez maior no seu segmento de mercado. Mas sem informação é muito difícil tomar decisões assertivas para o seu negócio. Novamente, saber um pouco mais sobre o comportamento do consumidor se torna um trunfo, já que é possível antecipar a jogada antes da concorrência.
Vemos batalhas diárias entre as grandes organizações nesse sentido. Campanhas de marketing, lançamento de novos produtos, pesquisa, tudo isso para estar um passo à frente e seduzir o consumidor. Ao contrário do que muitos pensam, essa batalha ocorre rotineiramente entre os micro, pequenos e médios negócios. Saber o que o seu cliente vai querer no futuro ou como ele age agora é o mesmo que estar duas jogadas à frente em um jogo de xadrez.
Fonte: Sage
Nenhum comentário:
Postar um comentário