Professor José Francisco Salm participou do III Seminário de Avaliação dos contadores da SEF
Com a palestra "A importância da informação contábil para a gestão pública", o professor José Francisco Salm, Ph.D. em Administração Pública pela University of Southern da Califórnia, encerrou o primeiro dia do III Seminário de Avaliação dos contadores da Fazenda Estadual. O evento acontece nesta segunda e terça-feira, 18 e 19 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina.
Salm classificou como extraordinário os avanços da contabilidade pública nos últimos anos e destacou a "missão" do contador nesse novo contexto: "o contador é o guardião das informações e um cientista dos dados dentro de uma sociedade democrática em construção", disse Salm. "O que o contador fazia antigamente hoje é feito pelo computador. Seu papel agora é produzir informações inteligentes tanto para a sociedade quanto para os gestores do Estado", destacou o especialista em gestão pública.
Na avaliação de Salm, um dos principais desafios do contador é avançar mais na disponibilidade dos dados. "A lei da transparência ainda é parcial. Não adianta só disponibilizar os dados, é preciso interpretá-los, dar subsídios para compará-los com outros dados", explica. Para o professor, as manifestações que ocorreram nas ruas de todo o Brasil mostraram que as pessoas querem uma nova visão da administração pública. "É preciso olhar pela janela e dar respostas a esses cidadãos".
por Aline Cabral Vaz / Cléia Schmitz
Fonte: SEF/SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário